Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35634
Tipo: | TCC |
Título: | Como as imagens e as atividades presentes nos livros da “coleção novo girassol: saberes e fazeres do campo” podem contribuir com a formação moral do sujeito no campo |
Autor(es): | Lopes, Carlos Eduardo da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Nilvânia dos Santos |
Resumo: | Este é um trabalho monográfico de conclusão de curso (TCC). Que partiu da curiosidade de saber como o profissional de educação que faz uso da Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do campo abordando imagens e atividades de ensino com temáticas voltadas que possibilitem respeitar às singularidades dos sujeitos do campo, para o ensino ligado a formação moral. Nessa ótica tendo como o objetivo geral de analisar como as imagens e as atividades de ensino da Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do Campo podem subsidiar o ensino de posturas calcadas no respeito mútuo, considerando as singularidades dos povos dos campos. Para isso optamos por trazer uma breve discussão acerca do conceito de educação do campo e também buscamos entender o conceito de formação moral através do embasamento de Piaget (1994). Na metodologia tratemos de investigar como as imagens e atividades de ensino da Coleção Novo Girassol “saberes e fazeres do campo” pode subsidiar no processo de formação moral. Para utilizamos como técnica a análise documental. Na análise e discussão dos dados trazemos sete e imagens e atividades, para discutir a cerca da formação moral. A partir daí percebemos que é possível trabalhar a moral, focalizando no uso do livro didático. |
Abstract: | This is a monograph for the end of a course (TCC). It arose from the curiosity of how education professionals who use the Novo Girassol Collection: "Countryside Knowledge and Practices" address images and teaching activities with themes that allow for respect for the singularities of rural individuals, for teaching related to moral formation. From this perspective, the overall objective is to analyze how the images and teaching activities of the Novo Girassol Collection: "Countryside Knowledge and Practices" can support the teaching of attitudes based on mutual respect, considering the singularities of rural people. To this end, we chose to provide a brief discussion of the concept of rural education and also seek to understand the concept of moral formation through the framework of Piaget (1994). In the methodology, we investigate how the images and teaching activities of the Novo Girassol Collection "Countryside Knowledge and Practices" can support the process of moral formation. We used document analysis as a technique. In the analysis and discussion of the data, we presented seven images and activities to discuss moral formation. From there, we realized that it is possible to work on morality by focusing on the use of textbooks. |
Palavras-chave: | Formação moral Coleção novo girasol Sujeitos do campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35634 |
Data do documento: | 11-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS EDUARDO DA SILVA LOPES 2019 01.pdf | 755,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.