Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35634
Tipo: TCC
Título: Como as imagens e as atividades presentes nos livros da “coleção novo girassol: saberes e fazeres do campo” podem contribuir com a formação moral do sujeito no campo
Autor(es): Lopes, Carlos Eduardo da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Nilvânia dos Santos
Resumo: Este é um trabalho monográfico de conclusão de curso (TCC). Que partiu da curiosidade de saber como o profissional de educação que faz uso da Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do campo abordando imagens e atividades de ensino com temáticas voltadas que possibilitem respeitar às singularidades dos sujeitos do campo, para o ensino ligado a formação moral. Nessa ótica tendo como o objetivo geral de analisar como as imagens e as atividades de ensino da Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do Campo podem subsidiar o ensino de posturas calcadas no respeito mútuo, considerando as singularidades dos povos dos campos. Para isso optamos por trazer uma breve discussão acerca do conceito de educação do campo e também buscamos entender o conceito de formação moral através do embasamento de Piaget (1994). Na metodologia tratemos de investigar como as imagens e atividades de ensino da Coleção Novo Girassol “saberes e fazeres do campo” pode subsidiar no processo de formação moral. Para utilizamos como técnica a análise documental. Na análise e discussão dos dados trazemos sete e imagens e atividades, para discutir a cerca da formação moral. A partir daí percebemos que é possível trabalhar a moral, focalizando no uso do livro didático.
Abstract: This is a monograph for the end of a course (TCC). It arose from the curiosity of how education professionals who use the Novo Girassol Collection: "Countryside Knowledge and Practices" address images and teaching activities with themes that allow for respect for the singularities of rural individuals, for teaching related to moral formation. From this perspective, the overall objective is to analyze how the images and teaching activities of the Novo Girassol Collection: "Countryside Knowledge and Practices" can support the teaching of attitudes based on mutual respect, considering the singularities of rural people. To this end, we chose to provide a brief discussion of the concept of rural education and also seek to understand the concept of moral formation through the framework of Piaget (1994). In the methodology, we investigate how the images and teaching activities of the Novo Girassol Collection "Countryside Knowledge and Practices" can support the process of moral formation. We used document analysis as a technique. In the analysis and discussion of the data, we presented seven images and activities to discuss moral formation. From there, we realized that it is possible to work on morality by focusing on the use of textbooks.
Palavras-chave: Formação moral
Coleção novo girasol
Sujeitos do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35634
Data do documento: 11-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS EDUARDO DA SILVA LOPES 2019 01.pdf755,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.