Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35645
Tipo: TCC
Título: Autoria em produção de reconto do texto literário
Autor(es): Salustino, Daniely Marques
Primeiro Orientador: Macedo, Geralda
Resumo: O presente estudo tem por tema “A contribuição dos procedimentos de autoria na prática pedagógica no reconto do texto literário”, cujo objetivo é compreender como os procedimentos de autoria (planejar, escrever, revisar, reescrever) são constitutivos para a formação escritora dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para chegarmos a essa compreensão elencamos como objetivos específicos: discutir os procedimentos de autoria convertendo-os em práticas para a aprendizagem da autoria nas produções escritas dos educandos; e analisar o percurso autoral dos estudantes. O estudo foi organizado em uma perspectiva de pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Quanto aos instrumentos de coleta e análise dos dados, utilizamos a pesquisa-ação. Deste modo, este trabalho se construiu a partir da reflexão de uma atividade prática realizada para o Componente Curricular Leitura e Produção de Texto. O estudo relatado foi realizado em uma escola da rede pública de ensino do interior do estado da Paraíba – Brasil, com 15 crianças em faixa etária de 9 a 10 anos. Este artigo se divide em duas seções. A primeira seção aborda a linguagem escrita e constituição do sujeito e a segunda, os procedimentos de autoria. Os dados constituídos no processo de investigação e análise permitiram responder aos objetivos propostos e demonstraram que os procedimentos de autoria possibilitam que os estudantes se permitam lidar com o medo de não conseguir escrever, sintam-se capazes de produzir textos autônomos trazendo sua identidade, seus conhecimentos, suas histórias para as produções textuais. O texto espontâneo e autoral possibilita a emissão das vozes aos alunos, caracterizando-as como próprias, pessoais, definidas pelas subjetividades inerente a cada deles enquanto sujeitos escritores.
Abstract: The present study's theme is "The Contribution of Authorship Procedures to Pedagogical Practice in the Retelling of Literary Texts," whose objective is to understand how authorship procedures (planning, writing, revising, rewriting) are constitutive of the writing development of students in the Early Years of Elementary School. To achieve this understanding, we listed the following specific objectives: to discuss authorship procedures, converting them into practices for learning authorship in students' written works; and to analyze the students' authorial journey. The study was organized from a qualitative, exploratory research perspective. Regarding the data collection and analysis instruments, we used action research. Thus, this work was constructed based on the reflection of a practical activity carried out for the Reading and Text Production Curricular Component. The study reported was conducted in a public school in the interior of the state of Paraíba, Brazil, with 15 children aged 9 to 10. This article is divided into two sections. The first section addresses written language and the constitution of the subject, and the second, authorship procedures. The data gathered in the research and analysis process allowed us to address the proposed objectives and demonstrated that authorship procedures enable students to cope with the fear of not being able to write, and to feel capable of producing autonomous texts, bringing their identity, knowledge, and stories to their textual productions. Spontaneous and authorial texts enable students to express their own voices, characterizing them as their own, personal, and defined by the subjectivities inherent in each of them as writers.
Palavras-chave: Procedimentos de autoria
Formação escritora
Produção de texto.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35645
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELY MARQUES SALUSTINO 2022 01.pdf489,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.