Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3581
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do lúdico na construção do desenvolvimento das crianças
metadata.dc.creator: Maia, Cícero Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Sobreira, Jéssica Lobo
metadata.dc.description.resumo: Nosso estudo tem como pano de fundo à pesquisa bibliográfica, endossada com nossas experiências cotidianas e empíricas, envolvendo a ludicidade em seu caráter didático-pedagógico, no âmbito da Escola Municipal de ensino fundamental, “Francisco Felipe dos Santos”, onde tivemos a oportunidade em estagiar durante quatro semestres do curso de graduação EAD, em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba, especialmente no segundo semestre letivo do ano de 2016, no município de Duas Estradas-PB. No decorrer do estudo, se fez necessária, uma abordagem teórica e metodológica sobre os aspectos legais e jurídicos envolvendo a educação infantil brasileira, a ludicidade e suas contribuições efetivas nas experiências vivenciais das crianças, correlacionados com os aspectos psicossociais indispensáveis a um desenvolvimento biopsíquico favorável às práticas educativas desenvolvidas naquele ambiente escolar, analisando- se ainda as contribuições que tais práticas trouxeram à vida discente no decorrer do período estudado.
Abstract: Our study has as a background the bibliographical research, endorsed with our daily and empirical experiences, involving ludicity in its didactic-pedagogical character, in the scope of the Municipal School of fundamental education, "Francisco Felipe dos Santos", where we had the opportunity in To train for four semesters of the EAD undergraduate course in Pedagogy by the Federal University of Paraíba, especially in the second semester of 2016, in the municipality of Duas Estradas-PB. In the course of the study, a theoretical and methodological approach was needed on the legal and legal aspects of Brazilian infant education, playfulness and their effective contributions in the children's experiences, correlated with the psychosocial aspects that are indispensable for a favorable biopsychic development. Educational practices developed in that school environment, analyzing also the contributions that these practices brought to the student life during the studied period.
Keywords: Educação Infantil
Desenvolvimento Psicossocial
Ludicidade
Features
Playfulness
Pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3581
Issue Date: 25-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CTM25112016.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.