Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35851
Tipo: Dissertação
Título: As contribuições da Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa (1991-2015)
Autor(es): Carvalho, Andrea Simone Silva Ferreira
Primeiro Orientador: Nunes, Paulo Giovani Antonino
Resumo: As últimas décadas do século XX foram marcadas pelo processo de universalização do patrimônio. Desde então, o patrimônio arquitetônico, arqueológico, as paisagens, personagens históricos, tradições e costumes têm sido alvos de políticas públicas de preservação. Em João Pessoa, a Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural, parte integrante do Processo de Revitalização do Centro Histórico, desenvolveu suas atividades por mais de vinte anos alinhando a formação de jovens para o trabalho e a superação dos problemas sociais. Baseado na premissa “Aprender a fazer fazendo” restaurou inúmeros monumentos e tem operado como uma referência na inclusão da população local no processo de restauração dos espaços públicos. Esse trabalho objetivou entender de que maneira a Oficina-Escola de João Pessoa, criada para capacitar jovens para restaurar o patrimônio, orientou suas ações ao longo dos anos. A instituição se firmou enquanto espaço de ação educativa e formulou normas e práticas que subsidiaram o seu projeto formativo desenhando assim a sua trajetória. Para a observação desses aspectos fizemos uso da perspectiva da cultura escolar. Além da intervenção física dos bens a Oficina-Escola produziu livros e catálogos que criaram narrativas sobre a história, sobre a história do patrimônio de João pessoa e sobre a trajetória da instituição. Assim, a instituição se configura um importante cooperador para o cenário do Patrimônio em João Pessoa e na Paraíba. Nesses anos a instituição formou e contribui para a preservação do patrimônio cultural através de seus agentes.
Abstract: The last decades of the XX century were marked by the process of universalization of the heritage. Since then, the architectural, archaeological heritage, landscapes, historical characters, traditions and customs have been the targets of public preservation policies. In João Pessoa, the Workshop-School of Revitalization of the Cultural Heritage, an integral part of the Historic Center Revitalization Process, has developed its activities for over twenty years, aligning the formation of young people with work and overcoming social problems. Based on the premise "Learning to do doing" has restored numerous monuments and has operated as a reference in the inclusion of the local population in the process of restoration of public spaces. This work aimed to understand how the João Pessoa Workshop-School, created to train young people to restore heritage, guided their actions along the years. The institution established itself as a space for educational action and formulated norms and practices that subsidized its formative project thus designing its trajectory. For the observation of these aspects we made use of the school culture perspective. Besides the physical intervention of the goods, the Workshop-School produced books and catalogs that created narratives about the history, the history of the heritage of João Pessoa and the trajectory of the institution. Thus, the institution is an important cooperator for the Heriage scenario in João Pessoa and Paraíba. In those years the institution formed and contributed to the preservation of cultural heritage through its agents.
Palavras-chave: História
Patrimônio cultural
Revitalização do patrimônio
Cultura escolar
Oficina-Escola - João Pessoa
João Pessoa Workshop-School
Cultural Heritage
Revitalization of the Heritage
School Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35851
Data do documento: 31-Ago-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreaSimoneSilvaFerreiraCarvalho_Dissert.pdf6,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons