Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3588
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldades de aprendizagem na leitura: uma experiência na escola municipal José Eugênio Lins de Albuquerque
metadata.dc.creator: Marques, Thaisa Nunes Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de pesquisa aborda, primeiramente, as dificuldades de aprendizagem na leitura no Ensino Fundamental que podem ser consideradas como tal quando rejeitadas as causas socioeducativas. Ou seja, quando os sinais prosseguem, apesar das intervenções educacionais. Nessas circunstâncias, muitas vezes, há necessidade de investigação e leitura individualizada. Saliento, entretanto, a importância de precaução por parte dos educadores ao “diagnosticar” as dificuldades na leitura. É necessário ter cuidado com a intenção de atribuir as causas dos problemas e dificuldades na aprendizagem deparada pelos alunos. Considero que é adequado o trabalho de forma coletiva na escola. O estudo de situações, o apoio e a ajuda de outros profissionais são sempre bem-vindo. O tema foi pensando a partir do Estágio Supervisionado na escola, já que percebi que os alunos apresentavam muita dificuldade na leitura. A pesquisa foi uma forma de identificar as dificuldades de aprendizagem na leitura e como a professora agia diante tal dificuldade e como ela trabalhava com eles, após a identificação da dificuldade de aprendizagem na leitura. Para o desenvolvimento da pesquisa. Apliquei um questionário ao professor e observei a aula durante três dias para conhecer a sua metodologia em questão a dificuldades na leitura. Depois das observações, fiz uma intervenção com os alunos, com o intuito de identificar o porquê da dificuldade. A partir das informações obtidas pelo questionário aplicado à professora, fiz uma comparação com as respostas dadas pela professora com a minha opinião. A grande dificuldade dos alunos para fazer a leitura é que eles não sabem ler, mesmo estando na terceira série. O problema de não saber reconhecer o alfabeto, de não saber interpretar o texto e de não ser completamente alfabetizado dificulta o processo de desenvolvimento na leitura.
Abstract: El presente trabajo de investigación plantea primeramente las dificultades de aprendizaje en la lectura en la enseñanza fundamental que pueden ser consideradas como tal cuando rechazadas las causas socioeducativas. O sea, cuando los señales prosiguen, a pesar de las intervenciones educacionales. En estas circunstancias, muchas veces, hay necesidad de investigación y lectura individualizada. Aliento, entretanto, la importancia de precaución por parte de los educadores al ‘’diagnosticar’’ las dificultades en la lectura. Es necesario tener cuidado con la intención de atribuir las causas de los problemas y dificultades en el aprendizaje delante de los alumnos. Considero que es adecuado el trabajo de forma colectiva en la escuela. El estudio de situaciones. El apoyo y la ayuda de otros profesionales son siempre bienvenidos. El tema fue pensado a partir de las prácticas en la escuela, ya que he percibido que los alumnos presentaban mucha dificultad en la lectura. La investigación fue una forma de identificar las dificultades de aprendizaje en la lectura y como la profesora hacia delante de tal dificultad y como ella agia y trabajaba con ellos, luego la identificación de la dificultad de aprendizaje en la lectura. Para el desarrollo de la investigación. Apliqué un cuestionario al profesor y miré la clase a lo largo de tres días para conocer su metodología en cuestión a la dificultad en la lectura. Después de las observaciones, hizo una intervención de identificar él porque de la dificultad. A partir de las informaciones obtenidas por el cuestionario hecho a profesora hizo una comparación con las respuestas obtenidas por la profesora con mí opinión. La gran dificultad de los alumnos para hacer la lectura es que ellos no saben leer, mismo estando en le tercera serie. El problema de no reconocer el alfabeto, de no saber interpretar el texto y de no ser completamente alfabetizado dificulta el proceso de desarrollo en la escritura.
Keywords: Leitura
Aprendizagem
Ensino
Dificuldades de aprendizagem
Lectura
Enseñanza
Aprendizaje
Dificultades de aprendizaje
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3588
Issue Date: 17-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TNSM17012018.pdf439,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.