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metadata.dc.type: TCC
Title: Inclusão social na escola da educação jovens e adultos e sua juvenilização
metadata.dc.creator: Souza, Vandeilma Patrício Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Furtado, Quézia Vila Flor
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso, desenvolvido na Escola Municipal de ensino fundamental e EJA Monsenhor João Coutinho, localizada no Bairro do Roger, com um olhar voltado para a juvenilização da EJA. A justificativa para este estudo nasceu das experiências na referida escola, nas disciplinas de Estágio Supervisionado, ao tomar conhecimento do processo de juvenilização da EJA, aspecto marcante na década de 1990, bem como, da necessidade de inclusão social dos jovens nessa modalidade do ensino de forma satisfatória, no tocante ao acesso e permanência. Com a preocupação de aprofundar a temática, o trabalho tem como objetivo principal compreender os motivos que impulsionam os jovens a serem direcionados a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Identificar expectativas bem como as motivações para eles permanecerem na EJA, principalmente, aqueles que estão vulneráveis à marginalização. Compreender os benefícios da EJA na vida dos jovens. É uma pesquisa qualitativa, quantitativa. Para coleta de dados do trabalho foi realizado entrevista com os estudantes, alunos e alunas jovens, da referida instituição. No decorrer do trabalho buscou-se fundamentos teóricos nos estudos de Freire (1979;1987); Soek (2010); Soares(2002); Haddad & Di Pierro (2000), dentre outros. De forma específica, por se tratar de um estudo sobre juvenilização utilizamos como referência básica, Novaes (2013); Furtado (2015); Fávero (2011); Arroyo (2005); Sawaia (1999); e documentos tais como o da UNESCO (1985). Concluiu-se a partir da pesquisa que o comparecimento de jovens nesta modalidade de ensino (EJA) continua crescendo e os objetivos a serem alcançados geralmente estão relacionados à busca por melhor oportunidade de emprego e a realização de seus sonhos através do estudo.
Abstract: The present work constitutes a case study, developed in the Municipal School of fundamental education and EJA Monsenhor João Coutinho, located in the District of the Roger, with a look towards the youthization of the EJA. The justification for this study was born from the experiences in this school, in the disciplines of Supervised Internship, when learning about the juvenile process of the EJA, a striking aspect in the 1990s, as well as the need for social inclusion of young people in this mode of teaching satisfactory in terms of access and permanence. With the aim of deepening the theme, the main objective of the work is to understand the reasons that motivate young people to be directed to EJA (Youth and Adult Education). Identify expectations as well as the motivations for them to remain in the EJA, especially those who are vulnerable to marginalization. Understand the benefits of EJA in young people's lives. It is a qualitative, quantitative research. To collect data from the work, an interview was conducted with the students, students and young girls of the institution. In the course of the study, we sought theoretical foundations in the studies of Freire (1979, 1987); Soek (2010); Soares (2002); Haddad & Di Pierro (2000), among others. Specifically, because it is a study on juvenilization we use as basic reference, Novaes (2013); Furtado (2015); Page 1 Arroyo (2005); Sawaia (1999); and documents such as UNESCO (1985). It was concluded from the research that the attendance of young people in this mode of education (EJA) continues to grow and the goals to be achieved are usually related to the search for better job opportunity and the realization of their dreams through study.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Juvenilização
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3592
Issue Date: 9-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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