Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3602
metadata.dc.type: TCC
Title: Um estudo acerca do estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia Educação do Campo da UFPB
metadata.dc.creator: Silva, Paulo Moreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Ricardo de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: O estágio é o primeiro passo para formação profissional, possibilitando ao discente conhecer, interagir com o futuro campo de atuação. O presente trabalho tem como objetivo Refletir sobre o papel do estágio curricular na formação dos acadêmicos do Curso de Pedagogia do campo, bem como sua formação para docência. A metodologia utilizada no trabalho foi um estudo exploratório de abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, ressalta-se que a entrevista foi realizada na Universidade federal da Paraíba, com acadêmicos do Curso de Pedagogia. As análises conduziram para uma reflexão das vivências em estágio na formação e futura práxis pedagógicas, buscando qualificar a produção dos saberes docentes na formação profissional. Podemos afirmar que aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo, e a nós particularmente, foi uma experiência extremamente válida, pois compreendemos que o processo de ensino e aprendizagem exige envolvimento, discussões, reflexões, saber ouvir, respeitar as vivências. Ficou evidenciado que os objetivos aqui ressaltados foram alcançados. Esta pesquisa foi motivada, principalmente, no sentido de compreender quais seriam as contribuições do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia Educação do Campo da UFPB, para a formação do pedagogo na docência Enfim, esta pesquisa conduziu para uma compreensão dos componentes curriculares do Curso de Pedagogia.
Abstract: The internship is the first step for professional training, enabling the student to get to know and interact with the future field of action. The present work aims to reflect on the role of the curricular internship in the training of the students of the Course of Pedagogy of the field, as well as their training for teaching. The methodology used in the study was an exploratory study with a qualitative approach. The instrument of data collection was a semi-structured interview, it is emphasized that the interview was held at the Federal University of Paraíba, with academics of the Pedagogy Course. The analyzes led to a reflection of the experiences in the formation stage and future pedagogical praxis, seeking to qualify the production of the teaching knowledge in the professional formation. We can affirm that learning and teaching at the same time, and to us in particular, was an extremely valid experience, because we understand that the teaching and learning process requires involvement, discussions, reflections, knowing how to listen, respecting the experiences. It was evidenced that the objectives highlighted here were achieved. This research was motivated, mainly, to understand what the contributions of the Supervised Internship of the Education Pedagogy of the Field of the UFPB, to the formation of the pedagogue in the teaching would be, this research led to an understanding of the curricular components of the Pedagogy Course .
Keywords: Estágio supervisionado
Formação docente
Educação do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3602
Issue Date: 27-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PMS12122017.pdf722,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.