Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3609
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação do campo e indígena: uma análise nos livros didáticos das escolas do/no campo
metadata.dc.creator: Silva, Márcio Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como intenção analisar o contexto indígena nos livros didáticos. Para tanto, a questão norteadora da pesquisa foi como está representada a questão indígena nos livros didáticos da Coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, adotado pelas Escolas do Campo na Paraíba? Tendo como objetivo geral realizar a análise dos livros didáticos da Coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, adotado pelas Escolas do Campo na Paraíba. E como objetivos específicos: compreender os princípios e fundamentos da Educação do Campo; Apresentar um breve histórico da questão indígena no Brasil; Identificar como é representado o índio no livro didático; Verificar a ligação dos conteúdos dos livros com os parâmetros da lei no 11.645/2008. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Realizada por meio de apreciações dos livros de história da coleção Girassol, a partir das categorias de análises de conteúdo: divisão didática; adequação de recursos imagéticos, distribuição e coerência das atividades pedagógicas. Para tanto, observamos e relatamos que a referida coleção apresenta, ainda, várias inadequações quanto às imagens, muitas vezes, descontextualizadas, e atividades insuficientes ou, igualmente, inadequadas.
Abstract: The present study aimed to analyze the indigenous context in textbooks. For that, the guiding question of the research was how the indigenous question is represented in the textbooks of the Girassol Collection: knowledge and practice of the field, adopted by the Schools of the Field in Paraíba? Having as general objective to carry out the analysis of the didactic books of the Girassol Collection: knowledge and practices of the field, adopted by the Schools of the rural in Paraíba. And as specific objectives: to understand the principles and foundations of rural Education; To present a brief history of the indigenous question in Brazil; Identify how the Indian is represented in the textbook; Check the connection of the contents of the books with the parameters of law no 11.645/2008. The methodology of the research was qualitative, bibliographical and documentary. Made through appreciation of the history books of the Girassol collection, from the categories of content analysis: didactic division; Appropriateness of image resources, distribution and coherence of pedagogical activities. In order to do so, we observe and report that this collection also presents several inadequacies regarding the images, often, decontextualized, and insufficient activities or, equally, inadequate.
Keywords: Educação do campo
Educação Indígena
Livro didático
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3609
Issue Date: 7-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRS06022018.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.