Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3610
metadata.dc.type: TCC
Title: Ações educativas do Centro Rural de Formação: uma contribuição na perspectiva da educação do campo para a formação cidadã de crianças e jovens na zona rural de Cruz do Espírito Santo
metadata.dc.creator: Oliveira, Gittana Pessoa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Maria do Socorro Xavier
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca identificar a contribuição das ações educativas do Centro Rural de Formação (CRF), na perspectiva da Educação do Campo para a formação cidadã de crianças e jovens da zona rural de Cruz do Espírito Santo. O CRF está localizado no Assentamento Dona Helena, no município de Cruz do Espírito Santo. O estudo tem como objetivos específicos: Identificar quais são as ações educativas do Centro Rural de Formação e os elementos de Educação do Campo no desenvolvimento de suas práticas; verificar quais as demandas e os desafios identificados pelo Centro Rural de Formação e quais os métodos utilizados nas ações; identificar a concepção de educação que o Centro Rural de Formação adota e como isso influencia nas ações educativas que são oferecidas. A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa, exploratória e analítica, e a investigação utilizou como instrumentos de coleta de dados observação, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas realizadas com o padre idealizador do referido Centro, com um dos coordenadores, e também por meio de questionários aplicados com duas famílias e um jovem, participantes do CRF. O trabalho fundamenta-se em Caldart (2012); Azevedo de Jesus e Molina (2004), e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) No 9.394/1996, da Constituição de 1988. Os resultados apontam que as ações educativas são pautadas na metodologia da alternância com formação para cidadania, tendo como eixo central o trabalho com a educação inclusiva, juntamente com alguns elementos de Educação do Campo, vinculadas a realidade dos educandos e educadores do campo. Traz contribuições de inclusão social na tentativa dialógica e complementar às políticas públicas de educação, visando à emancipação de crianças e jovens como sujeitos do campo.
Abstract: The present work seeks to identify the contribution of the educational actions of the Rural Training Center (CRF), from the perspective of Field Education for the citizen training of children and young people in the rural area of Cruz do Espírito Santo. The CRF is located in the Dona Helena settlement, in the municipality of Cruz do Espírito Santo. The study has as specific objectives: To identify the educational actions of the Rural Training Center and the elements of Field Education in the development of its practices; verify the demands and challenges identified by the Rural Training Center and what methods are used in the actions; identify the conception of education that the Rural Training Center adopts and how it influences the educational actions that are offered. The methodology is characterized by a qualitative, exploratory and analytical approach, and the research used as instruments of data collection observation, document analysis and semi-structured interviews with the founding priest of the said Center, with one of the coordinators, and also through questionnaires applied with two families and one young person, participants of the CRF. The work is based on Caldart (2012); Azevedo de Jesus e Molina (2004), and the Law of Guidelines and Bases (LDB) No. 9.394 / 1996, of the 1988 Constitution. The results indicate that educational actions are based on the methodology of alternation with formation for citizenship, central to work with inclusive education, together with some elements of Field Education, linked to the reality of the learners and educators of the field. It brings contributions of social inclusion in the dialogical and complementary attempt to public policies of education, aiming at the emancipation of children and young people as subjects of the field.
Keywords: Pesquisa
Ações educativas
Educação do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3610
Issue Date: 17-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GPO01022018.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.