Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36108
Tipo: | Dissertação |
Título: | O jovem autista : estratégias de acessibilidade no ensino híbrido nas capitais da Paraíba e de Pernambuco em 2020/2021 |
Autor(es): | Albuquerque, Ana Claudia Prazeres França Cavalcanti de |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Janine Marta Coelho |
Resumo: | A pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Brasil tem seus direitos garantidos e equiparados a uma pessoa com deficiência. Promover acessibilidade é fundamental para que eles tenham autonomia e qualidade de vida. A pesquisa intitulada “O jovem autista: estratégias de acessibilidade no ensino híbrido nas capitais da Paraíba e de Pernambuco em 2020/2021” objetivou no âmbito geral, analisar as estratégias de acessibilidade adotadas no ensino híbrido pelos professores e familiares de adolescentes e jovens com autismo nas capitais da Paraíba e Pernambuco em 2020/2021. E como objetivos específicos investigamos e identificamos as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para superação do desafio do ensino híbrido a partir das análises considerando o contexto e as relações de cada grupo e da catalogação das estratégias de acessibilidade praticadas por professores e familiares para os jovens autistas no ensino híbrido. Realizamos pesquisas bibliográficas, documentais e descritivas que possibilitou um breve resgate teórico do entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de 1911 a 2022, conhecendo o conceito sobre o TEA desde seus primeiros teóricos até a perspectiva do Manual de Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais, edição 5 (DSM-5) e da Classificação Internacional de Doenças, edição 11 (CID 11). Para o embasamento legal de proteção específica sobre o TEA temos as políticas de proteção nas esferas federal e estadual. Também pesquisamos sobre o que é o ensino híbrido e as estratégias de acessibilidade para a inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sob a luz das acessibilidades: programática, arquitetônica/física, comunicacional, metodológica, instrumental, natural e atitudinal/social. Como pressuposto metodológico utilizamos a natureza qualitativa, do tipo exploratória e analítica. A amostra contou com (08) oito representantes de João Pessoa e (15) quinze de Recife. O instrumento utilizado foi um questionário do google forms aplicado através da mídia social. Os resultados foram analisados e categorizados a partir da análise de conteúdo. Ao final identificamos e catalogamos estratégias de acessibilidade adotadas por familiares, professores e equipe de apoio educacional para a inclusão escolar de adolescentes e jovens com TEA no ensino híbrido durante os anos de 2020/2021 na Paraíba e em Pernambuco. |
Abstract: | The person with Autistic Spectrum Disorder in Brazilha stheirrightsguaranteedandequivalentto a personwith a disability. Promotingaccessibilityisessential for themtohaveautonomyandqualityoflife. The researchentitled “The autisticyoungperson: accessibilitystrategies in hybridteaching in thecapitalsof Paraíba and Pernambuco in 2020/2021” aimed, in general terms, atanalyzingtheaccessibilitystrategiesadopted in blendedteachingbyteachersandfamilymembersofadolescentsandyoungpeoplewithautism in thecapitalsof Paraíba and Pernambuco in 2020/2021. And as specificobjectives, weinvestigatedandidentifiedthedifficultiesencounteredandthestrategiesusedtoovercomethechallengeofblendedlearningbasedonanalyzesconsideringthecontextandrelationshipsofeachgroupandthecatalogingofaccessibilitystrategiespracticedbyteachersandfamilymembers for autisticyoungpeople in blendedteaching. Wecarried out bibliographical, documentaryanddescriptiveresearchthatallowed a brieftheoreticalrescueoftheunderstandingofAutism Spectrum Disorder (ASD) from 1911 to 2022, knowingtheconceptof ASD from its firsttheoriststothe perspective oftheDisordersDiagnosticandStatistical Manual Mental Disorders, edition 5 (DSM-5) andtheInternationalClassificationofDiseases, edition 11 (ICD 11). For the legal basisofspecificprotectiononthe ASD wehaveprotection policies atthe federal andstatelevels. Wealsoresearchedwhatblendedteachingisandaccessibilitystrategies for theschoolinclusionofpeoplewithAutism Spectrum Disorder, in the light ofaccessibility: programmatic, architectural/physical, communicational, methodological, instrumental, natural andattitudinal/social. As a methodologicalassumption, weused a qualitative, exploratoryandanalyticalnature. The sample had (08) eightrepresentativesfrom João Pessoa and (15) fifteenfrom Recife. The instrumentusedwas a google forms questionnaireappliedthrough social media. The resultswereanalyzedandcategorizedbasedoncontentanalysis. In theend, weidentifiedandcatalogedaccessibilitystrategiesadoptedbyfamilymembers, teachersandeducationalsupport staff for theschoolinclusionofadolescentsandyoungpeoplewith ASD in hybrideducationduringtheyears 2020/2021 in Paraíba and Pernambuco. ABSTRACT La persona com Trastorno del Espectro Autista en Brasil tiene sus derechos garantizados y equivalentes a una persona com discapacidad. Fomentar la accesibilidad es fundamental para que tengan autonomía y calidad de vida. La investigación titulada “El joven autista: estrategias de accesibilidaden la enseñanza híbrida em las capitales de Paraíba y Pernambuco en 2020/2021” tuvo como objetivo, en general, analizarlasestrategias de accesibilidad adoptadas enlaenseñanza híbrida por profesores y familiares de adolescentes y jóvenescon autismo enlascapitales de Paraíba y Pernambuco en 2020/2021. Y como objetivos específicos, investigamos e identificamos lasdificultades encontradas y lasestrategias utilizadas para superar eldesafío de laenseñanza híbrida a partir de análisis considerando el contexto y las relaciones de cada grupo y lacatalogación de estrategias de accesibilidadpracticadas por docentes y familiares para jóvenes autistas. enlaenseñanza híbrida. Realizamos una investigación bibliográfica, documental y descriptiva que permitióun breve rescate teórico de lacomprensióndelTrastornodel Espectro Autista (TEA) desde 1911 hasta 2022, conociendoel concepto de TEA desde sus primeros teóricos hasta la perspectiva del Manual Diagnóstico y Estadístico de losTrastornosMentales. Trastornos, edición 5 (DSM-5) y laClasificación Internacional de Enfermedades, edición 11 (ICD 11). Para la base legal de protección específica sobre TEA, contamos con políticas de protección a nivel federal y estatal. También investigamos qué es laenseñanza híbrida y estrategias de accesibilidad para lainclusión escolar de personas conTrastornodel Espectro Autista, a la luz de laaccesibilidad: programática, arquitectónica/física, comunicacional, metodológica, instrumental, natural y actitudinal/social. Como supuesto metodológico se utilizóun carácter cualitativo, exploratorio y analítico. La muestracontócon (08) ocho representantes de João Pessoa y (15) quince de Recife. El instrumento utilizado fueuncuestionario de formularios de Google aplicado a través de las redes sociales. Los resultados fueronanalizados y categorizados con base enelanálisis de contenido. Al final, identificamos y catalogamos lasestrategias de accesibilidad adoptadas por familiares, docentes y personal de apoyo educativo para lainclusión escolar de adolescentes y jóvenescon TEA enlaeducación semipresencial durante losaños 2020/2021 en Paraíba y Pernambuco. |
Palavras-chave: | Ensino híbrido - Autismo Transtorno do Espectro Autista Adolescentes - Jovens Acessibilidade Inclusão escolar Autistic Spectrum Disorder Accessibility Hybrid Teaching Trastorno del Espectro Autista Accesibilidad Enseñanza híbrida |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36108 |
Data do documento: | 8-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaCláudiaPrazeresFrançaCavalcantiDeAlbuquerque_Dissert.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons