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metadata.dc.type: TCC
Title: Fatores que favorecem a permanência dos alunos na modalidade EJA – educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura
metadata.dc.creator: Sousa, Francinilda da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Ricardo de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os aspectos que estão relacionados á permanência do aluno da EJA na escola, identificando suas possíveis causas e refletindo sobre estratégias pedagógicas e sobre o próprio acontecimento que por vezes possui razões que vão além do ambiente escolar. Salienta-se que a proposta fundamental de tal estudo monográfico está em frisar a garantia do direito à educação, em específico, para os jovens e adultos (EJA), direito este que, ao longo dos anos, lhes foi negado. Assim, parte- se do princípio que a ampliação do direito à educação está embasada nas políticas públicas neste âmbito. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico da EJA no Brasil, tendo como referências a Constituição da República Federativa do Brasil, bem como outros documentos de caráter constitucional, além de livros, artigos, dentre outros. Para fundamentar a pesquisa foram utilizadas as obras de Beisegel (1997), Freire (2001), Frigotto (2002) Gadotti (2000), Vieira (2004), entre outros autores referenciados. Ao final, pretendeu-se identificar as possíveis causas da “permanência” levantadas pelas fontes, refutar, ou não, as hipóteses levantadas, e, por fim, discutir sobre o assunto, na busca de estratégias que levam ao entendimento acerca da vida destes sujeitos, pois apenas o oferecimento da oportunidade educacional pode não ser suficiente para a estadia e sucesso escolar. Constatou-se ser fundamental que os profissionais que integram a escola reconheçam que o estudante da EJA tem uma relação com o mundo do trabalho e com a família, exigindo adequação da escola a essa realidade. Conforme a pesquisa bibliográfica desenvolvida, as questões institucionais, socioeconômicas e pessoais estão na gênese dos motivos da permanência na escola.
Abstract: This study aimed to investigate the "permanence" of students in the Education of Young and Adults (EJA), identifying their possible causes and reflecting on pedagogical strategies and on the event itself that sometimes has reasons that go beyond the school environment. It should be noted that the fundamental proposal of such a monographic study is to emphasize the guarantee of the right to education, specifically for young people and adults (EJA), a right that, over the years, has been denied them. Thus, it is assumed that the expansion of the right to education is based on public policies in this area. A bibliographic review of the historical context of the EJA in Brazil was carried out, with references to the Constitution of the Federative Republic of Brazil, as well as other constitutional documents, as well as books, articles, among others. In order to base the research, the works of Beisegel (1997), Freire (2001), Frigotto (2002) Gadotti (2000) and Vieira (2004) were used, among other authors referenced. In the end, it was tried to identify the possible causes of the "permanence" raised by the sources, to refute or not, the hypotheses raised, and, finally, to discuss on the subject, in the search for strategies that lead to the understanding about the life of these subjects , Since only the offering of the educational opportunity may not be sufficient for the stay and school success. It was verified that it is fundamental that the professionals that integrate the school recognize that the student of the EJA has a relation with the world of work and with the family, demanding adaptation of the school to this reality. According to the bibliographical research developed, institutional, socioeconomic and personal issues are the genesis of the reasons for staying in school.
Keywords: Permanência
Aluno
Escola
Educação de jovens e adultos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3612
Issue Date: 8-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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