Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3613
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação do campo: estratégias pedagógicas utilizadas em sala multisseriada em escola rural no município de Conde/PB
metadata.dc.creator: Neves, Elizângela Maciel das
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Maria do Socorro Xavier
metadata.dc.description.resumo: As salas de aula multisseriadas apresentam ao longo de seu percurso histórico grandes desafios, vinculados às políticas públicas, aos sujeitos sociais que atuam como alunos, professores, gestores e outros, bem como os que se referem às especificidades destes sujeitos e do contexto local. Sabemos que os desafios são muitos e por isso mesmo devem ser pensados também pelos sujeitos que atuam na escola e a nível local. O objetivo do estudo foi discutir acerca das estratégias pedagógicas utilizadas pelas professoras numa sala de aula multisseriada. Para tanto, descrevemos a organização e funcionamento da classe multisseriada, identificando as dificuldades encontradas nesta sala por alunos e professoras no cotidiano escolar. Observamos que o trabalho pedagógico em salas de aula multisseriada é um trabalho que tem de ser desenvolvido em conjunto com as secretarias de educação, pois apresentam especificidades diferentes das escolas urbanas. Observou-se que, a escola do campo pesquisada desenvolve estratégias pedagógicas similares às escolas urbanas.
Abstract: The multi-series classroom present throughtout their historical journey great challenges, linked to public policies, to social subjects that act as students, teachers, managers and others, as well as those that refer to the specificities of these subjects and the local context. We know there are a lot of challenges, which is why they should be considered also by the subjects who work in the school and at the local level. The objective of the study was recognize the pedagogical strategies used by the teachers in the multi-serial room. Therefore, we try to describe the organization and operation of the multi-serial room, recognize the difficulties found in this class by the students and teachers in the daily school. We observe that pedagogical work in multi-series classroom is a work that must be developed in group with the education secretaries, since present different specificities of the urbans schools. It was observed that the school of the field searched develops pedagogical strategies similar to urban schools.
Keywords: Educação do campo
Salas multisseriadas
Escolarização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3613
Issue Date: 12-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMN22112017.pdf9,9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.