Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3622
Tipo: TCC
Título: Desenho geométrico: a régua e o compasso como recurso didático na compreensão de propriedades de polígonos regulares
Autor(es): Santos, Washington Leonardo Quirino dos
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa realizada com Licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba/UFPB/Campus IV/ Litoral Norte. O objetivo da pesquisa foi investigar e identificar as principais dificuldades dos Licenciandos da turma de Fundamentos da Geometria Euclidiana do Curso de Licenciatura em Matemática, na compreensão das propriedades dos polígonos regulares por meio da aplicação de sequências didáticas com a utilização da régua e compasso. Para investigar as principais dificuldades dos licenciandos, foram aplicadas duas sequencias didáticas que contemplavam as construções geométricas de polígonos regulares inscritos numa circunferência. Após a contemplação das sequencias didáticas, foi aplicado um questionário diagnóstico acerca das opiniões dos licenciandos, pertinente ao uso dos instrumentos de desenho. A partir do objetivo geral dessa pesquisa e por descrevermos nossa abordagem utilizada para a aprendizagem das propriedades dos polígonos regulares e investigação das possíveis dificuldades apresentadas, caracterizamos nossa pesquisa como uma investigação exploratório-descritiva. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, pois buscou investigar as principais dificuldades de uma determinada turma da disciplina de Fundamentos da Geometria Euclidiana e analisar os dados obtidos nas Sequências didáticas detalhadamente. A partir dos dados coletados com as respostas das sequencias didáticas foi possível identificar que a turma de Fundamentos da Geometria Euclidiana do Curso de Licenciatura em Matemática demonstrou possuir pouco conhecimento matemático com relação às propriedades dos polígonos regulares (Triângulo Equilátero, Hexágono Regular, Quadrado e Octógono Regular), bem como pouca habilidade no manuseio dos instrumentos de desenho geométrico. Com os dados do questionário foi possível analisar quais as principais dificuldades apresentadas pelos licenciandos. Diante da análise das sequências didáticas e do questionário diagnóstico, as conclusões da pesquisa apontam que o uso dos instrumentos de desenho geométrico (régua, compasso e transferidor) inserido a um planejamento de atividades, desde que seja bem elaborado, pode contribuir positivamente na compreensão de conceitos e propriedades.
Abstract: The present work presents the development of a research carried out with graduates of the Degree in Mathematics at Universidade Federal da Paraíba / UFPB / Campus IV / Litoral Norte. The aim of the research was to investigate and identify the main difficulties of the graduates of the Euclidian Geometry Fundamentals in the Degree in Mathematics, in the understanding of the regular polygons properties by application of didactic sequences with the use of a ruler and a compass. In order to investigate the main difficulties of the graduates, two didactic sequences were applied that contemplated the geometric constructions of regular polygons inscribed in a circumference. After observing the didactic sequences, a diagnostic questionnaire was applied on the opinions of the graduates, regarding the use of the drawing instruments. From the general objective of this research and by describing our approach used to learn the properties of regular polygons and investigation the possible presented difficulties, we characterize our research as an exploratory-descriptive investigation. The research is a case study, as it sought to investigate the main difficulties of a particular class of Euclidean Geometry Fundamentals and to analyze the obtained data in the didactic sequences in detail. From the data collected with the answers of the didactic sequences it was possible to identify that the Euclidean Geometry Fundamentals of the Degree in Mathematics showed little mathematical knowledge regarding the properties of regular polygons (Equilateral Triangle, Regular Hexagon, Square and Regular Octagon), as well as little ability to handle geometric drawing instruments. With the data of the questionnaire it was possible to analyze the main difficulties presented by the graduates. To the analysis of the didactic sequences and the diagnostic questionnaire, the conclusions of the research point out that the use of the geometric drawing instruments (ruler, compass and transferor) inserted in an activity planning, as long as it is well elaborated, can contribute positively to the understanding of concepts and properties.
Palavras-chave: Geometria
Desenho Geométrico
Polígonos Regulares
Formação de professores
Geometry
Geometric Draw
Regular Polygons
Teacher Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3622
Data do documento: 18-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WLQS09122016.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons