Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3623
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação financeira e contextualização: uma proposta didática para o ensino médio
metadata.dc.creator: Carvalho, Bruno Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa é propor um Planejamento Didático para o ensino de elementos da Matemática Financeira, com uso da contextualização, para uma turma de 2ª série do Ensino Médio. A fim de atingirmos essa meta, citamos a experiência da disciplina de Estágio Supervisionado, apresentamos uma proposta de planejamento didático envolvendo a prática da contextualização e analisamos a proposta didática aplicada. Também realizamos uma breve revisão literária sobre alguns conteúdos na Matemática Financeira, em uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo descritiva. Entre os autores que deram suporte teórico a nosso trabalho, destacamos Parente (2001), Marasini (2001) e Fonseca (1995). Como contribuições ao cenário científico, retratamos a realidade do ensino de uma escola da cidade de Jacaraú – Paraíba; Fortalecemos os estudos e pesquisas que defendem o uso da contextualização ao Ensino da Matemática, em especial, da Matemática Financeira e ofertamos possibilidades didáticas para o professor permanecer em reflexão quanto aos impactos que suas aulas podem provocar no ensino da Matemática Financeira. Como sugestões de pesquisas futuras, podemos dizer que a aplicação de nossas aulas podem suscitar resultados interessantes de serem futuramente analisados.
Abstract: The objective of this research is to propose a Didactic Planning for teaching elements of Financial Mathematics, with use of contextualization, for a class of 2nd year of high school. In order to achieve this goal, we cite the experience of the discipline of supervised internship, we present a proposal of Didactic Planning involving contextualization and analyzed the Didactic Proposal made. We also conducted a brief literature review on some contents of Financial Mathematics, in a qualitative research, descriptive type. Among the authors who gave theoretical support to our work, we highlight Parente (2001), Marasini (2001) and Fonseca (1995). As contributions to the scientific scene, portrayed the reality of teaching at a school in the city of Jacaraú - Paraíba; Strengthen research and studies that support the use of contextualizing the teaching of mathematics, in particular the Financial Mathematics and we offer educational opportunities for the teacher to remain in reflection about the impact that their classes can offer in the teaching of Financial Mathematics. As future research suggestions, we can say that the application of our classes can raise interesting results to be analyzed in the future.
Keywords: Matemática Financeira
Contextualização
Planejamento Didático
Financial Mathematics
Contextualization
Didactic Planning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3623
Issue Date: 8-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BGC13072016.pdf917,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons