Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3625
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização do Excel para o ensino de estatística no Ensino Médio: um estudo de caso no município de Mamanguape |
Autor(es): | Nascimento, João Leno do |
Primeiro Orientador: | Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática para trabalhar o conteúdo estatístico de média, moda e mediana utilizando o Software Excel como ferramenta didática em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, e de acordo com seus objetivos, caracteriza-se como um estudo de caso. Contamos com a participação de três professores do Ensino Médio que lecionam a disciplina de Matemática em uma escola pública estadual de ensino. Para a realização do estudo optamos por analisar os conhecimentos de apenas um dos professores. Nós coletamos os dados utilizando-se como instrumento, uma entrevista inicial aos professores, sendo posteriormente trabalhada a sequência didática com situações problemas envolvendo tópicos relevantes a sociedade e de um questionário de investigação. A análise do questionário ao professor mostrou que a proposta da utilização do Software Excel para resolução de situações problemas tornará mais satisfatória a participação dos alunos durante as aulas. Ele afirma que os alunos poderão utilizar esse Software para ajudar na visualização e manipulação dos dados apresentados nas situações problemas. Realizando os cálculos de maneira mais simples e mantendo a atenção na interpretação do problema. Para isto, o professor deverá procurar conhecer as aplicações do Excel para que possa orientar e trabalhar os conteúdos estatísticos com significado aos alunos. |
Abstract: | The objective of this work is to propose a didactic sequence to work the statistical content of mean, mode and median using Excel Software as a teaching tool in the classroom. The research is qualitative, and in accordance with their objectives, characterizes a case study. We count on the participation of three high school teachers who teach mathematics discipline in public school education. For the study, we chose to analyze the knowledge of only one of the teachers. We collect the data using as a tool, initial interview teachers, and later worked didactic sequence with problem situations involving topics relevant to society and a research questionnaire. The analysis of the questionnaire to the teacher showed that the proposed use of Excel software for troubleshooting situations become more satisfied with the participation of students during class. He says that students can use this software to assist in the visualization and manipulation of data presented in problem situations. Performing calculations in a simpler way and keeping attention on the interpretation of the problem. For this, the teacher should try to know the applications of Excel so you can steer and work the statistical content meaningful to students. |
Palavras-chave: | Software Excel Situações problema Estatística Excel Software Problem Situations Statistic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3625 |
Data do documento: | 14-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JLN13072016.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons