Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36296
Tipo: Dissertação
Título: Internacionalização da educação : análise dos contratos e demais instrumentos jurídicos do Instituto Federal da Paraíba
Autor(es): Cruz, Rosane Padilha da
Primeiro Orientador: Morais, José Jassuipe da Silva
Resumo: Os contratos públicos são instrumentos essenciais para que a Administração Pública, por meio de uma gestão eficaz e em conformidade com os preceitos legais, alcance sua finalidade. Nesse contexto, destacam-se os contratos relacionados às ações de internacionalização, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizado da comunidade acadêmica diante da economia globalizada. Monitorar a implementação dessas ações e os recursos a elas destinados é extremamente necessário em qualquer instituição de ensino. Diante disso, objetivou-se analisar como os contratos celebrados no período de 2019 a 2023, no âmbito do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), estavam alinhados aos eixos da Política de Internacionalização Institucional. Para tanto, esta pesquisa envolveu o levantamento dos contratos de internacionalização celebrados nesse período no IFPB, bem como a identificação dos eixos da política de internacionalização do Instituto. Foi necessário levantar os contratos, as empresas e os parceiros envolvidos, a fim de analisar como os objetivos contratuais estavam alinhados aos eixos da Política de Internacionalização do Instituto. Nesse sentido, a pesquisa teve uma natureza aplicada e adotou uma abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, foi um estudo descritivo, e quanto ao procedimento técnico, foi documental. Os documentos foram obtidos por meio dos portais eletrônicos do IFPB, do Ministério da Educação e da legislação pertinente. Ao final da pesquisa, foi elaborado um relatório situacional dos contratos relativos às ações de internacionalização, apresentando os resultados das análises realizadas e sugerindo melhorias no alinhamento da gestão desses contratos com os objetivos da Política de Internacionalização da Instituição.
Abstract: Public contracts are essential instruments for the Public Administration to achieve its purpose through effective management and in compliance with legal precepts. In this context, contracts related to internationalization actions stand out, as they play a fundamental role in the development and learning of the academic community in the face of the globalized economy. Monitoring the implementation of these actions and the resources allocated to them is extremely necessary in any educational institution. In view of this, the aim was to analyse how the contracts signed between 2019 and 2023, within the scope of the Federal Institute of Science and Technology of Paraíba (IFPB), were aligned with the axes of the Institutional Internationalization Policy. To this end, this research involved surveying the internationalization contracts signed during this period at the IFPB, as well as identifying the axes of the Institute's internationalization policy. It was necessary to survey the contracts, the companies and the partners involved, in order to analyse how the contractual objectives were aligned with the axes of the Institute's Internationalization Policy. In this sense, the research was of an applied nature and adopted a qualitative approach. In terms of objectives, it was a descriptive study, and in terms of technical procedure, it was documental. The documents were obtained from the IFPB's electronic portals, from the Ministry of Education and from the relevant legislation. At the end of the research, a situational report was drawn up on the contracts relating to internationalization actions, presenting the results of the analyses carried out and suggesting improvements in the alignment of the management of these contracts with the objectives of the Institution's Internationalization Policy.
Palavras-chave: Educação - internacionalização
Ações de internacionalização
Contratos públicos
Internationalization of education
Internationalization actions
Public contracts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36296
Data do documento: 13-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosanePadilhaDaCruz_Dissert.pdf10,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons