Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3634
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação quilombola: um olhar sobre as práticas educativas na Escola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machado
metadata.dc.creator: Silva, Juliana Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas educativas na Escola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machado, localizada no bairro de Paratibe. Para tanto, duas questões nortearam a pesquisa: Quais as práticas educativas adotadas na Escola sobre a educação quilombola? E como estas se configuram à luz dos documentos legais e do Projeto Político Pedagógico da escola? Tendo como objetivo geral Investigar as práticas educativas adotadas na Escola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machado sobre a educação quilombola. E como os objetivos específicos: Identificar as práticas educativas utilizadas pelos docentes sobre a educação quilombola; e verificar se as práticas educativas estão contemplando a educação quilombola no Projeto Político Pedagógico da escola. A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico, documental e de campo. Realizada por meio de observações em sala de aula, análise de dados do Projeto Político Pedagógico e aplicação de questionários com duas professoras e com dois representantes da gestão. Para tanto, observamos e relatamos que a referida instituição escolar em seu Projeto Político Pedagógico e em suas práticas educativas implementam as questões socio- históricas e culturais da Educação Quilombola, apresentando, assim uma educação que considera a história e realidade da comunidade escolar, e caminha para uma efetivação destas políticas educacionais no chão da escola.
Abstract: The present study had as objective to analyze the educational practices in the Municipal School Professor Antônia do Socorro Silva Machado, located in the neighborhood of Paratibe. For that, two questions guided the research: which educational practices are adopted in the school about the quilombola education? And how are these configured in the light of legal documents and the school's political educational project? Having as general objective to investigate the educational practices adopted in the Municipal School Professor Antônia do Socorro Silva Machado on the quilombola education. And as specific objectives: To identify the educational practices used by teachers about the quilombola education; to verify if the educational practices are contemplating the quilombola education in the school's political pedagogical project. The methodology of the research was qualitative, of the bibliographic, documentary and field type. Made through observations in the classroom, data analysis of the Political Pedagogical Project and application of questionnaires with two teachers and two management representatives. For that, we observe and report that the aforementioned school institution in its pedagogical political project and its educational practices implement the socio-historical and cultural issues of the quilombola education, thus presenting an education that considers the history and reality of the school community, and walk for the implementation of these educational policies on the school's ground.
Keywords: Educação do campo
Educação quilombola
Práticas educativas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3634
Issue Date: 20-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFS02022018.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.