Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3644
Tipo: TCC
Título: Materiais didáticos na organização do trabalho pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cléa Maria Bezerra Barbosa
Autor(es): Araújo, Daniel Soares de
Primeiro Orientador: Lima, Francisca Alexandre de
Resumo: Esta pesquisa focaliza o material didático trabalhado na escola do campo, e o objetivo é investigar quais são estes instrumentos, como são planejados e trabalhados na escola pública do campo e conhecer as práticas metodológicas. Nossa busca é entender qual o conceito de material didático, compreendido do espaço escolar, o que é material didático? Para tanto, passamos a acompanhar o desenvolvimento de atividades na escola Municipal de Ensino Fundamental Cléa Maria Bezerra Barbosa, no intuito de verificarmos a disponibilidade de materiais e o uso destes materiais em sala de aula ou fora dela. A proposta metodológica que viabiliza a pesquisa tem duas frentes: uma bibliográfica e outra de campo com observações em sala de aula, registros fotográficos e entrevistas com profissionais da instituição averiguada. Apoiado em um estudo qualitativo, com análise de conteúdo e viabilizado pelas técnicas de pesquisa de campo e análise. Adota como amostra, uma escola pública do município de Mamanguape. A pesquisa revela uma subutilização dos recursos materiais disponíveis na escola. Constata também que a escola e a comunidade escolar, pouco influenciam na escolha e planejamento dos materiais didáticos a serem trabalhados na escola, durante o ano letivo
Abstract: This research focuses on didactic material worked in the rural school, and the objective is to investigate what are these instruments, how they are planned and worked in the rural public school and know the methodological practices. Our search is to understand what the concept of didactic material, understood from the school space, What is didactic material? To do so, we began to monitor the development of activities at the Cléa Maria Bezerra Barbosa Municipal School of Primary Education, in order to verify the accessibility of materials and the use of these materials in or outside the classroom. The methodological proposal that makes the research viable has two fronts: one is bibliographical and the other with observations in the classroom, photographic records and interviews with professionals of the research institution. Supported by a qualitative study, with content analysis and made viable by field research techniques and analysis. It assumes as sample, a public school of the municipality of Mamanguape. The research reveals an underutilization of the material resources available at the school. It also notes that the school and the school community have little influence on the choice and planning of didactic materials to be worked in school during the year.
Palavras-chave: Escola do campo
Material didático
Práticas metodológicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3644
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSA31012018.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.