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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36527
Tipo: TCC
Título: Contribuição da Biblioteca Setorial do CE-UFPB na formação leitora dos discentes na perspectiva freiriana
Autor(es): Lima, Maria Dalvanir Fausto de
Primeiro Orientador: Olegário, Maria da Luz
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar a contribuição da Biblioteca Setorial do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE-UFPB) na formação leitora dos discentes, sob a perspectiva da Educação Popular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em levantamento bibliográfico, visitas técnicas e análise de dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A partir das concepções de Paulo Freire, o estudo compreende a biblioteca universitária como espaço de mediação e produção cultural, articulado a prática educativa crítica, participativa e transformadora. Os resultados evidenciam que a biblioteca desempenha função essencial na democratização do acesso à leitura e no fortalecimento da cidadania, favorecendo a construção de uma consciência crítica nos estudantes. Destaca-se o interesse constante por obras de Freire, em especial "Pedagogia da Autonomia", que se configura como referência central no processo de formação leitora. Embora apresente limitações físicas e estruturais, a biblioteca mostra-se relevante como agente formador, contribuindo para práticas de leitura que valorizam a autonomia e o protagonismo estudantil. Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, reafirma-se como espaço de inclusão e cidadania, em consonância com os princípios da Educação Popular, promovendo a formação de sujeitos comprometidos com a transformação da realidade.
Abstract: The objective of this study is to analyze the contribution of the Sector Library of the Education Center of the Federal University of Paraíba (CE-UFPB) to the reading development of students, from the perspective of Popular Education. The research adopted a qualitative approach, based on a bibliographic survey, technical visits, and data analysis from the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA). Based on Paulo Freire's concepts, the study understands the university library as a space for mediation and cultural production, articulated with critical, participatory, and transformative educational practices. The results demonstrate that the library plays an essential role in democratizing access to reading and strengthening citizenship, fostering the development of critical consciousness in students. The ongoing interest in Freire's works stands out, especially "Pedagogy of Autonomy," which serves as a central reference in the reading development process. Despite its physical and structural limitations, the library proves to be a relevant educational agent, contributing to reading practices that value autonomy and student empowerment. By integrating teaching, research, and outreach, it reaffirms its position as a space for inclusion and citizenship, in line with the principles of Popular Education, fostering the development of individuals committed to transforming reality.
Palavras-chave: Biblioteca universitária
Educação popular
Formação leitora
Paulo Freire
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36527
Data do documento: 8-Set-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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