Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36529
Tipo: TCC
Título: História e cultura afro-brasileira e indígena em uma escola quilombola: o que dizem as docentes
Autor(es): Cavalcante, Lucivania Vitória de Oliveira
Primeiro Orientador: Sardelich, Maria Emilia
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral investigar a percepção de docentes de uma escola quilombola, da rede municipal de Gurinhém, estado da Paraíba, sobre suas práticas para promover a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, de acordo com a Lei n. 11.645/2008. Como objetivos específicos almejou: realizar uma revisão bibliográfica sobre os fundamentos históricos da Lei n. 11.645/2008 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola; conhecer o tipo de práticas relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena que são realizadas em uma escola quilombola; descrever as percepções de docentes a respeito da frequência com que são desenvolvidas práticas relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em sala de aula e as possíveis dificuldades enfrentadas para sua efetivação. Em relação à metodologia, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e a realização de entrevista com duas docentes de uma escola quilombola. A partir da análise das entrevistas, foi possível perceber que tanto as docentes quanto a escola quilombola demonstram a intenção de alinhar-se ao que estabelece a Lei n. 11.645/2008, porém ainda enfrentam desafios para garantir a efetivação integral dessa norma, como a falta de formação continuada para docentes e a abordagem pouco aprofundada da temática em livros didáticos. Foi possível perceber que as docentes fazem referência aos conteúdos indicados nos livros didáticos, porém desconhecem que pequenas ações, como reconhecer hábitos culturais das comunidades tradicionais relacionados às práticas alimentares, como o plantio de alimentos, o modo de nomear os alimentos, preparar, registrar e transmitir receitas entre gerações, também guarda saberes e sabores que fazem parte História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Conclui que a implementação da Lei n. 11. 645/2008 nos espaços educacionais deve ser uma preocupação coletiva e não apenas dos gestores escolares e docentes de uma instituição, pois seu cumprimento também depende do empenho da sociedade brasileira como um todo.
Abstract: This study aimed to investigate the perceptions of teachers at a Quilombola school in the municipal school system of Gurinhém, Paraíba, regarding their practices for promoting Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture. The specific objectives were: to understand the types of practices related to Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture that are carried out in the classroom and the teachers' perceptions regarding their frequency and the difficulties encountered in implementing them; to identify whether the school as a whole has intentional planning regarding Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture; and finally, to verify whether the theme of AfroBrazilian and Indigenous History and Culture is present in the school's Political Pedagogical Project. The methodology adopted a qualitative approach, using bibliographic research and a semi-structured interview with two teachers. Based on the analysis of the interviews, it was clear that both the teachers and the school demonstrate an intention to align themselves with the provisions of Law n. 11.645/2008, but they still face challenges in ensuring the full implementation of this legislation, such as the lack of continuing education for teachers and the limited coverage of the topic in textbooks. It was possible to notice that the teachers refer to the content indicated in the textbooks, but are unaware that small actions, such as recognizing cultural habits of traditional communities related to eating practices, such as planting food, the way of naming foods, preparing, recording and transmitting recipes between generations, also hold knowledge and flavors that are part of AfroBrazilian and Indigenous History and Culture. Therefore, it can be concluded that the implementation of Law n. 11.645/2008 in educational settings should be a collective concern, not just for school administrators and teachers, as its compliance also depends on collaboration between the government and civil society.
Palavras-chave: Lei n.11.645/2008. 2
Educação escolar quilombola
História e cultura - afro-brasileira
História e cultura - indígena
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36529
Data do documento: 30-Set-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVOC13112025.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons