Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36532| Tipo: | TCC |
| Título: | Transtorno do Espectro Autista: os desafios do cotidiano docente na adaptação pedagógica |
| Autor(es): | Oliveira, Kerolaynne Lorrana Farias de |
| Primeiro Orientador: | Souza, Lidianny Braga de |
| Resumo: | A presença de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no contexto escolar tem trazido muitos desafios para uma inclusão efetiva nas classes comuns, o que nos faz questionar se os professores estão preparados para atender a essas demandas. Nesse cenário, a formação inicial deveria garantir conhecimentos teóricos e práticos sobre a educação inclusiva, preparando o futuro professor para lidar com a diversidade presente na sala de aula. No entanto, observa-se que, muitas vezes, essa formação é insuficiente, por isso, a formação continuada torna-se indispensável, pois possibilita a atualização profissional. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo investigar os desafios dos professores da educação básica na elaboração de atividades adaptadas para alunos com TEA. Tratou-se de um estudo quanti-qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, tendo como participantes oito professoras que trabalham em uma escola municipal na cidade de Goiana-PE, variando o tempo de atuação em sala de aula. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, sendo os dados analisados através de estatística descritiva e análise categorial temática. Os resultados revelaram que as professoras destacam que a falta de tempo, os recursos disponíveis, a necessidade de formação continuada, a integração escola-família e a infraestrutura da escola, são fatores que se configuram como principais entraves que dificultam o processo de adaptação das atividades pedagógicas destinadas a estudantes com TEA. Assim, além de outros aspectos, aponta-se para a necessidade de investimento tanto na formação inicial quanto na formação continuada, sendo fundamental para que os professores se sintam mais seguros e preparados para promover uma inclusão efetiva e de qualidade. |
| Abstract: | The presence of children with ASD (Autism Spectrum Disorder) in the school context has posed many challenges for effective inclusion in regular classrooms, which raises the question of whether teachers are adequately prepared to meet these demands. In this scenario, initial teacher education should ensure both theoretical and practical knowledge about inclusive education, preparing future teachers to deal with the diversity present in the classroom. However, it is observed that this training is often insufficient; therefore, continuing education becomes indispensable, as it enables professional updating. In this context, the present research aimed to investigate the challenges faced by basic education teachers in designing adapted activities for students with ASD. This was a quantitative-qualitative, exploratory, and descriptive study, involving eight female teachers working at a municipal school in the city of Goiana-PE, with varying lengths of teaching experience. Data were collected through a semi-structured questionnaire and analyzed using descriptive statistics and thematic categorical analysis. The results revealed that the teachers highlighted the lack of time, available resources, the need for continuing education, school-family integration, and school infrastructure as the main obstacles hindering the process of adapting pedagogical activities for students with ASD. Thus, among other aspects, the study points to the need for investment in both initial and continuing teacher education, which is essential for teachers to feel more confident and prepared to promote effective and quality inclusion. |
| Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista (TEA) Inclusão Formação docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36532 |
| Data do documento: | 3-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KLFO17112025.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
