Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3655
metadata.dc.type: TCC
Title: Habilidades para leitura e escrita: uma discussão com as PCNs
metadata.dc.creator: Martins, Izangela Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Sócrates Pereira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalh o teve como objetivo analisar as habilidades da leitura e da escrita levando em consideração a discussão bibliográfica com as PCNS, em crianças no ensino fundamental , em um sentido mais amplo e abrangente o que acontece no cenário da leitura e escrita na educação infantil. É notável que a leitura e a escrita sejam iniciadas na escola, tendo em vista que ela tem o papel de estimular tais atos e analisar o desenvolvimento das crianças e seu relacionamento com a linguagem escrita, através da s suas características e modalidades, muito antes de seu ingresso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado / significado a ele. Diante deste contexto, o trabalho proposto, objetiva elencar as principais concepções que norteiam o processo de leitura e escrita. A escolha desse recurso reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Ao término deste trabalho é possível afirmar que a leitura está estritamente relacionada à escrita, mas sua aprendizagem esta tradicionalmente ligada aos atributos linguísticos, culturais, sociais. Diante das evidências, há uma preocupação por parte dos educadores, principalmente, nas escolas do ensino fundamental, em incentivar a criança a ler. Devendo a sala de aula ser um berço de futuros escritores, artistas, se os educadores fizerem da literatura infantil e da leitura de outros textos um momento de lazer, onde o aluno sinta prazer em ler uma história, e não a veja como uma tarefa escolar a cumprir. A leitura, como prática social, é sem pre um meio, nunca um fim.
Abstract: This work the aimed to analyze the reading and writing skills taking into account the discussion essay with the PCNS, in children in elementary school , in a broader sense and what happens in reading and writing in early childhood education. It is remarkable that reading and writing are initiated at school, since she has the role to encourage such acts and analyse the development of children and their relationship with the written language, through the s characteristics and modalities, long before his entry into the school. Learn to read means learning to read the world, give meaning/significance to it. Given this context, the proposed work aims to list the main concepts that guide the process of reading and writing. The choice of this feature is to allow the researcher to cover a range of much broader phenomena than could search directly. At the end of this work it is possible to affirm that the reading is strictly related to writing, but their learning this traditionally linked to the linguistic, cultural, social attributes. On the evidence, there is a concern on the part of educators, mainly, in schools of basic education, to encourage children to read. And the classroom be a cradle of future writers, artists, if they are educators of children's literature and reading other texts a moment of leisure, where the student feel pleasure in reading a story, and do not see how a school task to fulfill. Reading as social practice, is without pre a means, never an end
Keywords: Leitura
Escrita
Aprendizagem
PCNS
Educadores
Reading
Writing
Learning
PCNS
Educators
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3655
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IOM24092013.pdf441,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.