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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36553| Tipo: | TCC |
| Título: | O papel do PIBID na formação inicial de professore(a)s alfabetizadore(a)s: relatos de licenciando(a)s em Pedagogia |
| Autor(es): | Rodrigues, Décio Lucas Pereira |
| Primeiro Orientador: | Santos, Elzanir dos |
| Resumo: | O PPC atual do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, não traz disciplinas que aprofundem os conceitos de alfabetização e letramento. Esta ausência pode comprometer a formação dos futuros professores, principalmente os que atuarão em salas de alfabetização. Deste modo, estes estudantes se veem na necessidade de suprir a falta desta discussão em projetos de pesquisa e extensão, como também no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do PIBID para a formação do(a) professor(a) alfabetizador(a), a partir da visão de licenciando(a)s de Pedagogia. Os objetivos específicos são: identificar como os pibidianos conceituam alfabetização e letramento; compreender as práticas de alfabetização vivenciadas pelo(a)s pibidiano(a)s na escola; e caracterizar a percepção do(a)s licenciando(a)s sobre a contribuição do PIBID para a sua formação como futuro professor alfabetizador. O referencial teórico está fundamentado em autores como Mortatti (2008), Soares (2004; 2020), Ferreiro e Teberosky (1999), e Kleiman (2005). A metodologia utilizada consistiu na abordagem qualitativa, através de uma pesquisa exploratória, com a realização de entrevistas com seis estudantes que participaram do PIBID. Os resultados evidenciaram que, segundo o(a)s participantes, o Programa traz inúmeras contribuições para o(a)s licenciando(a)s, dentre elas o aprofundamento dos conhecimentos e reflexões acerca dos conceitos de alfabetização e letramento. Possibilitou, ainda, o enfrentamento de desafios que envolvem as práticas de alfabetização em sala de aula, dentre os quais o planejamento, turmas numerosas e a precariedade dos recursos didáticos. Além disso, favoreceu que o(a)s estudantes pudessem vivenciar o contato com a integração teoria e prática e, igualmente, que se identificassem com a área, fazendo surgir desejo de atuação profissional no ensino de alfabetização. Portanto, estes resultados, ao destacar a importância do PIBID, indicam a necessidade de que ele seja uma política de formação docente permanente e mais abrangente, ampliando seu alcance para o maior número possível de estudantes. |
| Abstract: | The current Pedagogical Project Course (PPC) of the Pedagogy program at the Federal University of Paraíba, Campus I, does not include disciplines that delve into the concepts of literacy and literacy practices. This absence may compromise the training of future teachers, especially those who will work in literacy classrooms. Thus, these students find themselves needing to supplement this lack of discussion through research and extension projects, as well as through the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID. Based on these considerations, this study aims to analyze the contributions of PIBID to the training of literacy teachers from the perspective of Pedagogy undergraduate students. The specific objectives are: to identify how PIBID scholarship holders conceptualize literacy and literacy practices; to understand the literacy practices experienced by the scholarship holders in schools; and to characterize the students' perception of PIBID's contribution to their training as future literacy teachers. The theoretical framework is based on authors such as Mortatti (2008), Soares (2004; 2020), Ferreiro and Teberosky (1999), and Kleiman (2005). The methodology used consisted of a qualitative approach, through exploratory research, with interviews conducted with six students who participated in PIBID. The results showed that, according to the participants, the Program brings numerous contributions to the undergraduate students, among them the deepening of knowledge and reflections on the concepts of literacy and literacy practices. It also enabled them to face challenges involving literacy practices in the classroom, including planning, large classes, and the scarcity of teaching resources. Furthermore, it allowed the students to experience the integration of theory and practice and to identify with the area, sparking a desire to work professionally in literacy teaching. Therefore, these results, by highlighting the importance of PIBID, indicate the need for it to be a permanent and more comprehensive teacher training policy, expanding its reach to as many students as possible. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Formação de professores Prática pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36553 |
| Data do documento: | 3-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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