Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36557
Tipo: TCC
Título: I.A. de professor : cartilha para o planejamento docente
Autor(es): Silva, Camppory Figueiredo
Primeiro Orientador: Silva, Signe Dayse Castro de Melo e
Resumo: Ao longo da história, transformações sociais e políticas têm impulsionado mudanças na ciência e na educação, fenômeno que hoje se intensifica com a Educação 4.0 e a chegada da Inteligência Artificial (I.A.). Apesar de a realidade brasileira exigir dos professores maior domínio das tecnologias digitais, o suporte disponível para o planejamento pedagógico ainda é fragmentado, oneroso e pouco acessível. Este trabalho apresenta o desenvolvimento da cartilha I.A. de Professor, um produto digital que busca aproximar educadores da tecnologia, oferecendo um guia didático e progressivo para integrar ferramentas de I.A. ao planejamento das aulas. A cartilha foi organizada de forma a apresentar recursos digitais, exemplos de aplicação prática e orientações alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais do que um compêndio de informações, o material pretende reduzir a dispersão de fontes, otimizar o tempo de preparação docente e ampliar a autonomia dos professores no uso das inovações tecnológicas. Assim, o projeto contribui para tornar o processo de planejamento pedagógico mais eficiente, acessível e conectado às demandas da educação contemporânea.
Abstract: Throughout history, social and political transformations have driven changes in science and education, a process that has intensified with Education 4.0 and the rise of Artificial Intelligence (AI). In Brazil, although teachers are increasingly required to master digital technologies, pedagogical planning remains fragmented, costly, and poorly supported. This study presents the development of IA de Professor, a digital guide designed to bridge this gap by supporting educators in the integration of AI tools into lesson planning. Structured progressively, the guide introduces digital resources, provides practical application examples, and offers orientations aligned with the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). More than a collection of information, it seeks to centralize resources, optimize teachers’ time, and expand their autonomy in the use of technological innovations. In this way, the project contributes to making pedagogical planning more efficient, accessible, and consistent with the challenges of contemporary education.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Planejamento pedagógico
Educação 4.0
BNCC
Inovação
Artificial intelligence
Lesson planning
Education 4.0
Innovation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mídias Digitais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36557
Data do documento: 8-Out-2025
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Camppory Figueiredo TCC.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons