Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3657
Tipo: | TCC |
Título: | A pedagogia do afeto e sua influência no desenvolvimento psicomotor das crianças da educação infantil |
Autor(es): | Macena, Gilianne Ferreira da |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Rosemary Evaristo |
Resumo: | A pesquisa intitulada A pedagogia do afeto e sua influência no desenvolvimento psicomotor das crianças da educação infantil, foi norteada pela questão-problema: Como a pedagogia do afeto pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança na educação infantil? Diante desse questionamento, buscou-se por meio da revisão da literatura refletir sobre o desenvolvimento psicomotor da criança nessa fase escolar, através de discussões sobre a importância da afetividade no desenvolvimento da criança na educação infantil, identificando as principais conquistas psicomotoras das crianças relacionadas ao uso da pedagogia do afeto. A pedagogia do afeto tem a função de relacionar os professores juntamente com seus alunos, num convívio de afetividade, em que exista carinho e respeito, ocasionando resultados satisfatórios de ensino e aprendizagem em sala de aula. Portanto, o afeto tem um papel relevante no desenvolvimento humano, e isso faz uma grande diferença em todas as fases de aprendizagem, em especial na educação infantil. Ele torna-se uma condição necessária na construção do conhecimento das crianças. |
Abstract: | The survey titled the pedagogy of affect and its influence on psychomotor development of children in early childhood education was guided by the question - problem: How pedagogy of affect may contribute to the child's psychomotor development in early childhood education? Faced with this challenge, we sought through literature review reflect on the psychomotor development of the child in this school phase, through discussions on the importance of affectivity in child development in early childhood education, identifying the main psychomotor achievements of children related to use the pedagogy of affection. The pedagogy of affect has the function of relating teachers along with their student, in a convivial warmth, where there is affection and respect, leading to satisfactory results of teaching and learning in the classroom. Therefore, the affect has an important role in human developmen, and that makes a big difference at all stages of learning, particularly in early childhood education. He becomes a necessary condition in the construction of knowledge of children. |
Palavras-chave: | Educação infantil Afetividade Psicomotricidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3657 |
Data do documento: | 14-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GFM19032014.pdf | 439,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.