Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36595
Tipo: TCC
Título: A história da educação nos cursos de licenciatura em educação indígena, educação do campo e educação quilombola
Autor(es): Donald, Rafaela da Costa
Primeiro Orientador: Silva, Andréa Giordanna Araújo da
Resumo: O trabalho objetiva identificar os conteúdos propostos para formação nas disciplinas relacionadas à História da Educação presentes nos currículos dos cursos de licenciatura em Educação Campo, Indígena e Quilombola, de diferentes universidades federais brasileiras. O estudo documental teve como aporte teórico, para coleta de documentos, o texto de Cellard (2008), e selecionou como fontes de pesquisa 6 (seis) Projetos Políticos Pedagógicos (PPC), ofertados por Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), localizadas nas cinco regiões do Brasil. Para interpretação e análise dos documentos, foram utilizadas das reflexões político-conceituais de Bispo (2015) a respeito dos saberes quilombolas; consideramos as discussões de Arruti (2006) para compreender a Educação do Campo; e as reflexões de Krenak (2022) e Potiguara (1989) para abordagem das questões educacionais indígenas. Nos três cursos objetos de estudo, a luta pela terra caracteriza-se como conteúdo fundamental à História da Educação. Ressalta-se a importância de incorporar aos currículos dos cursos de Licenciatura Quilombola, do Campo e Indígena obras que possibilitem compreender as bases culturais dos três grupos culturais dessas três comunidades, que sofreram e ainda sofrem, até os dias de hoje com Silenciamento cultural, político e epistêmico realizado pelos colonizadores europeus.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo identificar los contenidos de formación propuestos para las disciplinas relacionadas con la Historia de la Educación presentes en los currículos de los programas de grado en Educación Rural, Indígena y Quilombola en varias universidades federales brasileñas. El estudio documental utilizó el texto de Cellard (2008) como base teórica para la recopilación de documentos y seleccionó seis (6) Proyectos Político Pedagógicos (PPC) ofrecidos por Instituciones Públicas de Educación Superior (IPES) ubicadas en las cinco regiones de Brasil como fuentes de investigación. Para la interpretación y el análisis de los documentos, utilizamos las reflexiones político-conceptuales de Bispo (2015) sobre el conocimiento quilombola; consideramos las discusiones de Arruti (2006) para comprender la Educación Rural; y las reflexiones de Krenak (2022) y Potiguara (1989) para abordar las cuestiones educativas indígenas. En los tres cursos estudiados, la lucha por la tierra se caracteriza como un contenido fundamental para la Historia de la Educación. Es importante destacar la importancia de incorporar en los currículos de los cursos de Licenciatura Quilombola, Rural e Indígena trabajos que posibiliten comprender las bases culturales de los tres grupos culturales de estas tres comunidades, que sufrieron y aún sufren, hasta el día de hoy, el silenciamiento cultural, político y epistémico realizado por los colonizadores europeos.
Palavras-chave: História da educação
Formação de professoras(es)
Pedagogia
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36595
Data do documento: 6-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCD24112025.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons