Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36602| Tipo: | TCC |
| Título: | A leitura de ou isto ou aquilo de Cecília Meireles nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Nascimento, Fabia Kadhija Brito do |
| Primeiro Orientador: | Lima, Maria Graciele de |
| Resumo: | A leitura de poesia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no Ciclo de Alfabetização, é primordial na formação de leitores/as, devido à ludicidade, à musicalidade e aos jogos simbólicos que o gênero apresenta, fornecendo significativas experiências de fruição. Por meio dos poemas, a imaginação, a sensibilidade, a emoção e a leitura do mundo ao redor, são despertados e estimulados nas crianças. Assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar a leitura de poesia como uma experiência estética significativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, propondo possibilidades de mediação de leitura da obra Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles como uma oportunidade para vivenciar inúmeros aspectos do desenvolvimento esperado nesta etapa escolar, além de oportunizar a leitura de uma das mais importantes obras da Literatura Infantil brasileira. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, fundamentada teoricamente em Candido (2012), Cademartori (1987), Soares (2011), Faria (2004), Arroyo (2011) e Zilberman e Lajolo (2007). Através deste estudo, tornase evidente que a leitura de poesia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental oferece experiências estéticas significativas, que favorecem a formação de leitores sensíveis e críticos. Sendo fundamental o papel do/a mediador/a em promover a leitura de poesia de forma abrangente e significativa, possibilitando que as crianças desenvolvam uma relação prazerosa com a Literatura. |
| Abstract: | Reading poetry in the Early Years of Elementary School, especially during the Literacy Cycle, is essential for the formation of readers, due to the playfulness, musicality and symbolic games that the genre presents, providing meaningful experiences of enjoyment. Through poetry, children’s imagination, sensitivity, emotional awareness, and perception of the surrounding world are awakened and fostered. Thus, the aim of this research is to present the reading of poetry as a significant aesthetic experience in the Early Years of Elementary Education, while proposing possibilities for mediated reading of Cecília Meireles’s Ou Isto ou Aquilo as an opportunity to engage with various dimensions of the expected developmental process at this stage of schooling; in addition to providing access to one of the most important works of Brazilian Children’s Literature. This research adopts a bibliographical approach, theoretically grounded in the works of Candido (2012), Cademartori (1987), Soares (2011), Faria (2004), Arroyo (2011), and Zilberman & Lajolo (2007). Through this study, it becomes evident that reading poetry in the Early Years of Elementary Education offers significant aesthetic experiences that contribute to the formation of sensitive and critical readers. Therefore, the role of the mediator is fundamental in promoting the reading of poetry in a comprehensive and meaningful way, enabling children to develop a pleasurable relationship with Literature. |
| Palavras-chave: | Ou Isto ou Aquilo Poesia Ensino fundamental Leitura literária Literatura infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36602 |
| Data do documento: | 2-Out- 205 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FKBN25112025.pdf | 986,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
