Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3664
metadata.dc.type: TCC
Title: Vivenciando os contos de fada na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Fabrícia Pedro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Joana Emília Paulino de Araújo
metadata.dc.description.resumo: Os contos de fadas aparecem na Educação Infantil como algo bastante significativo no que diz respeito à formação educativa de várias crianças, mesmo não sendo criados inicialmente para esse fim. Eles constituem-se num rico e divertido instrumento de interação utilizado pelos docentes. São capazes de estimular a criança a realizar encontros com a imaginação e a realidade, desenvolver a criatividade, além de incentivar a leitura nas fases seguintes da educação, cuja ação promove o interesse do estudante querer ler sempre mais. Por isso, nosso estudo visa discutir sobre a importância dos contos de fadas como ferramenta didática, na Educação Infantil. E como objetivo investigar a importância que tem os contos de fadas e a leitura na aprendizagem da criança e como se dá esse processo. O aprendizado da leitura se faz imprescindível nas necessidades básicas atuais. O dever da escola é formar cidadãos conscientes e críticos. Esta pesquisa trata da importância dos contos de fadas como ferramenta educacional e como podem e são trabalhados os contos na sala de aula nas séries iniciais de forma que incentive a leitura nas fases seguintes da educação. O conto de fadas pode contribuir muito no ensino e na aprendizagem da leitura. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica que contribuiu para o desenvolvimento desse trabalho. Após as pesquisas bibliográficas e as pesquisas de campo podemos constatar que muito já foi feito em prol ao nosso alunado nas séries iniciais, mas muito mais ainda pode ser feito tendo em vista que contos de fadas é um material riquíssimo que pode está ao alcance de todos os educadores Porém, muitos não têm a consciência de sua importância.
Abstract: Fairy tales appear in Early Childhood Education as something quite significant with regard to the educational training of several children , although not originally created for this purpose . They constitute a rich and fun interaction tool used by teachers. Are able to stimulate the child to hold meetings with imagination and reality , develop creativity , and encourage reading in the later stages of education , whose action promotes student interest always want to read more . Therefore , our study aims to discuss the importance of fairy tales as a teaching tool in Early Childhood Education . And to investigate the importance of fairy tales and reading in children's learning and how this process takes place . The development of reading is indispensable in today's basic needs . The duty of the school is to form conscious and critical citizens . This research deals with the importance of fairy tales as an educational tool and how they can and are crafted tales in the classroom in the early grades so that encourage reading in the later stages of education . The fairy tale can greatly contribute to the teaching and learning of reading . For this, we developed a literature that has contributed to the development of this work . After the literature searches and field surveys we note that much has been done for our pupils in the early grades , but much more can still be done with a view that fairy tales is a wealth of material that can is available to all educators , however, not many are aware of its importance .
Keywords: Contos de fadas - educação infantil
Educação infantil
Ensino - aprendizagem
Literatura infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3664
Issue Date: 28-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FPS28032014.pdf884,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.