Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3666
metadata.dc.type: TCC
Title: A prática da avaliação na educação infantil
metadata.dc.creator: Sousa, Jardelina Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Menezes, Ana Célia Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema a prática da avaliação na Educação Infantil, e como objetivo investigativo compreender a prática avaliativa desenvolvida por professoras da educação infantil, a partir da reflexão das dificuldades e avanços presentes nas experiências pesquisadas O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo, desenvolvida numa abordagem qualitativa, na perspectiva de apreender a realidade na sua complexidade e reconhecendo todos os sujeitos envolvidos. Através de questionários aplicados a três professoras, foram coletadas informações sobre a prática da avaliação. Como fundamentação teórica, nos reportamos aos estudos de Hoffmann (1996), Luckesi (1994), os PCNs (1998), e o RCNEI, (1998). A pesquisa desenvolvida possibilitou alguns resultados que nos levaram à compreensão de que as professoras necessitam de mais orientações pedagógicas sobre a avaliação na Educação Infantil, para que realmente possam avaliar, refletir e questionar permanentemente sobre nossas próprias ações, e praticar a avaliação como instrumento e mediação de aprendizagem no processo do ensino escolar.
Abstract: This work is subject to evaluation practice in early childhood education, and how to understand the investigative objective evaluation method developed by teachers in early childhood education, from the reflection of the difficulties present in the experiences and advances searches This work is the result of a field research developed a qualitative approach with a view to grasp reality in its complexity and recognizing all those involved. Through questionnaires given to three teachers were interviewed about the practice of evaluation. As a theoretical framework we refer to studies HOFFMANN (1995), Luckesi, (1994), the NCP 'S, (1998), and RCNEI , (1998) . The research developed allowed some results that led us to understand that teachers need more guidance on educational assessment in kindergarten , so we really can reflect and evaluate ongoing questioning about our own actions , and practice evaluation as a tool and mediation learning in the school education process.
Keywords: Avaliação educacional
Ensino - aprendizagem
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3666
Issue Date: 10-Jan-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAS17032014.pdf368,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.