Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36703
Tipo: Dissertação
Título: Competência Digital e em Infoamação de docentes nas escolas/CIEIs municipais de Santa Rita-PB
Autor(es): Lima, Zuleide da Costa
Primeiro Orientador: Satur, Roberto Vilmar
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta de trabalho realizada com docentes das instituições de ensino municipais da cidade de Santa Rita-PB. Objetivou compreender como o nível de competência digital e a competência em informação dos docentes das Escolas e CIEIs municipais de Santa Rita/PB impactam o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da comunidade escolar e como isso pode ser detectado para se propor soluções. Adotou-se cinco objetivos. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, que teve como principal instrumento a aplicação de um questionário, baseado em modelo de competência em informação e competência digital já existente e adaptado para as finalidades desta pesquisa, no caso, para os profissionais de educação do ensino básico. A partir da aplicação de questionário montado a partir do modelo proposto para a educação, buscou-se medir os níveis de competências desses docentes no que tange às informações e às tecnologias digitais. Os principais resultados foram: Elaboração de um modelo para mensurar a competência digital e em informação docente na prefeitura de Santa Rita; reconhecer que os gaps encontrados são 3,65 não conhecer língua estrangeira; 2,32 TDICs; 2,27 na interculturalidade; 2,03 na cultura digital 1,97 atualização na área. Uma vez constatado o déficit (gaps maiores) em diversos desses quesitos expresso em seus indicadores, baseado no ranking dos que se demonstraram mais críticos, propôs-se ações e políticas de melhoria a serem desenvolvidas pelo munícipio, se assim este desejar, que promovam progressos mediante investimentos em ferramentas e qualificação docente de modo a melhorar a competência em informação e a competência digital dos docentes de Santa Rita
Abstract: This dissertation presents a proposal for a study carried out with teachers from municipal educational institutions in the city of Santa Rita, Paraíba. The iam was to understand how the level of digital competence and information competence of teachers from municipal schools and CIEIs in Santa Rita, Paraíba, impact the teaching-learning process and the development of the school community, and how this can be detected in order to propose solutions. Five objectives were adopted. This was a qualitative and quantitative research of an applied nature, whose main instrument was the application of a questionnaire based on an existing information and digital competence model adapted for the purposes of this research, in this case, for basic education professionals. By applying a questionnaire based on the proposed model for education, the aim was to measure the competence levels of these teachers regarding information and digital technologies. The main results were: Development of a model to measure digital competence and information competence in teachers in the city of Santa Rita; recognizing that the gaps found are 3.65 not knowing a foreign language; 2.32 TDICs; 2.27 in interculturality; 2.03 in digital culture; 1.97 updating in the area. Once the deficit (larger gaps) in several of these items expressed in their indicators was identified, based on the ranking of those that proved to be most critical, improvement actions and policies were proposed to be developed by the municipality, if it so wishes, which promote progress through investments in tools and teacher training in order to improve the information literacy and digital literacy of teachers in Santa Rita.
Palavras-chave: Competência digital
Competência em informação
Formação docente
Educação
Santa Rita (PB)
Digital literacy
Information literacy
Teacher training
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36703
Data do documento: 31-Jan-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZuleideDaCostaLima_Dissert.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons