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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36721
metadata.dc.type: TCC
Título : A precarização das condições de trabalho dos educadores e sua influência na construção da identidade profissional dos estudantes de Pedagogia da UFPB campus I (2025)
metadata.dc.creator: Costa, Helton Silva Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Alexandre Macedo
metadata.dc.description.resumo: O estudo parte de uma reflexão acerca das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, destacando a precarização em várias instâncias sociais e profissionais. Este estudo objetiva compreender a relação da precarização da profissão docente e a formação da identidade profissional dos estudantes de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sendo uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas, a fim de identificar as concepções dos estudantes de pedagogia em períodos finais da graduação a respeito da sua formação e a construção de sua identidade profissional. Alicerçados em referenciais que discutem trabalho, educação e política, e que abordam a tessitura da identidade docente. Os resultados revelam que os estudantes reconhecem que o trabalho docente enfrenta uma imagem desvalorizada, precarizada e posta em condições de fragilidade. Percebe-se que a construção da identidade profissional é influenciada por aspectos políticos, econômicos, sociais, familiares e de convivência com outros sujeitos, destacamos a necessidade de políticas educacionais efetivas direcionadas à valorização do trabalho do professor, e da sua imagem social para que possa atrair e reter sujeitos para a docência, assim como a valorização do percurso formativo.
Resumen : The study begins with a reflection on the changes that have occurred in the world of work, highlighting precariousness in various social and professional spheres. The objective of this study is to understand the relationship between the precariousness of the teaching profession and the formation of the professional identity of education students at the Federal University of Paraíba (UFPB). This is a descriptive investigation with a qualitative approach, which uses a questionnaire with open and closed questions as a data collection tool, with the aim of identifying the conceptions of education students in the final stages of their degree about their training and the construction of their professional identity. It is based on references that discuss work, education, and politics, and that address the fabric of teaching identity. The results reveal that students recognize that teaching work faces a devalued, precarious, and fragile image. It is observed that the construction of professional identity is influenced by political, economic, social, family, and coexistence aspects with other subjects. We highlight the need for effective educational policies aimed at enhancing the value of teachers' work and their social image, so that they can attract and retain individuals to the teaching profession, as well as enhancing the value of the training process.
Palabras clave : Trabalho
Precarização do trabalho
Docente
Identidade profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36721
Fecha de publicación : 10-dic-2025
Aparece en las colecciones: CE - TCC - Pedagogia

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