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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36722
Tipo: TCC
Título: Contribuições dos programas de apoio para inclusão no ensino superior: analisando as vozes de jovens universitários com deficiência
Autor(es): Martins, Priscylla Maria Florentino
Primeiro Orientador: Farias, Adenize Queiroz de
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro tem sido pauta relevante nas políticas educacionais, especialmente após a implementação de marcos legais, tais como a Constituição Federal (BRASIL,1988), o programa INCLUIR (BRASIL, 2005) e a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Apesar dos avanços legislativos, os desafios no tocante à permanência dos estudantes com deficiência nas universidades persistem, evidenciando a necessidade de ações institucionais que promovam acessibilidade em sentido amplo, abrangendo aspectos pedagógicos, comunicacionais e atitudinais. Nesse cenário, destacam-se os programas de apoio aos estudantes com deficiência, instituídos em algumas universidades brasileiras com a finalidade oferecer suporte acadêmico a estudantes com deficiência por meio do acompanhamento de colegas que também são estudantes universitários. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar as contribuições dos Programas de Apoio aos Estudantes com Deficiência nos processos de permanência e conclusão do curso superior. Para isso, partimos de grande parte do caminho percorrido ao longo da história da educação dos estudantes com deficiência, dialogando ainda com a legislação brasileira e com estudos mais recentes acerca da inclusão e acessibilidade no ensino superior. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, realizada por meio da análise de relatos de estudantes com deficiência, extraídos de um vídeo de acesso público. O referido vídeo registra uma reunião virtual, ocorrida como parte das atividades de formação dos alunos apoiadores da Universidade Federal da Paraíba. Os relatos evidenciam as principais barreiras vivenciadas durante a graduação, reforçando a relevância dos programas de apoio na minimização desses obstáculos. Os resultados apontam para a predominância do capacitismo, como também para as barreiras atitudinais e a falta de empatia como os principais obstáculos experienciados pelos sujeitos da investigação que, por sua vez sinalizam para a importância de uma rede de apoio que atuando como bolsistas ou voluntários, tem se mostrado indispensáveis neste processo de permanência. Ademais, esperamos que os resultados desta investigação contribuam para realização de novas pesquisas, tendo em vista a valorização de programas de apoio à inclusão e para a formação de profissionais mais sensíveis à diversidade.
Abstract: The inclusion of people with disabilities in Brazilian higher education has been a relevant topic in educational policies, especially after the implementation of legal frameworks such as the Federal Constitution (BRAZIL, 1988), the INCLUIR program (BRAZIL, 2005), and the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (Law No. 13.146/2015). Despite legislative advances, challenges regarding the permanence of students with disabilities in universities persist, highlighting the need for institutional actions that promote accessibility in a broad sense, encompassing pedagogical, communicational, and attitudinal aspects. In this context, support programs for students with disabilities stand out, established in some Brazilian universities with the purpose of offering academic support through the accompaniment of peers who are also university students. This Undergraduate Thesis aims to identify the contributions of Support Programs for Students with Disabilities in the processes of retention and completion of higher education. To achieve this, it retraces much of the historical path of education for students with disabilities, while also engaging with Brazilian legislation and more recent studies on inclusion and accessibility in higher education. The research adopts a qualitative approach, carried out through the analysis of reports from students with disabilities extracted from a publicly accessible video. The video records a virtual meeting that took place as part of the training activities for student supporters at the Federal University of Paraíba. The reports highlight the main barriers experienced during undergraduate studies, reinforcing the relevance of support programs in minimizing these obstacles. The results point to the predominance of ableism, as well as attitudinal barriers and lack of empathy as the main challenges experienced by the subjects of this study, who, in turn, emphasize the importance of a support network that, acting as scholarship holders or volunteers, has proven to be indispensable in the retention process. Furthermore, it is expected that the results of this research will contribute to future studies, promoting the appreciation of support programs for inclusion and the training of professionals who are more sensitive to diversity.
Palavras-chave: Inclusão
Ensino superior
Estudantes com deficiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36722
Data do documento: 8-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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