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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36723
Tipo: TCC
Título: O brincar na educação infantil: concepções e práticas docentes
Autor(es): Santos, Erika Pereira dos
Primeiro Orientador: Sousa, Nadia Jane de
Resumo: O presente estudo investigou a importância do brincar na Educação Infantil, entendendo-o como um direito da criança e linguagem própria da infância. Dessa forma, o objetivo foi analisar como professoras da Educação Infantil compreendem e aplicam o brincar em suas práticas pedagógicas. Esse trabalho seguiu a abordagem qualitativa, de caráter exploratório, configurado como estudo de caso em uma escola pública do interior da Paraíba, com coleta de dados feita por meio de questionário virtual e observação em sala de referência, o que possibilitou analisar tanto as concepções quanto a prática efetivada. Os resultados revelaram que, embora as docentes demonstrem o reconhecimento do brincar como essencial para o desenvolvimento pleno, há limitações na prática ocasionadas pela pressão por resultados formais e por direcionamentos pedagógicos, o que contribui para a reprodução de práticas de escolarização precoce. Ainda, constatou-se que o brincar favorece a criatividade, a autonomia, socialização e a produção de cultura, para além do desenvolvimento no âmbito cognitivo. Assim, conclui-se que reafirmar o brincar como eixo estruturante da Educação Infantil é fundamental para consolidação de práticas pedagógicas coerentes e que promovam experiências significativas
Abstract: This study investigated the significance of play in Early Childhood Education, understanding it as both a child’s right and a distinctive language of childhood. The objective was to analyze how Early Childhood Education teachers understand and apply play in their pedagogical practices. This research adopted a qualitative, exploratory approach and was conducted as a case study in a public school in the countryside, located in the state of Paraíba, Brazil. Data were collected through an online questionnaire and classroom observation, enabling the analysis of both teachers’ conceptions and their implemented practices. The findings revealed that, although teachers recognize play as essential for holistic development, its implementation is limited by pressures for formal outcomes and pedagogical directives, which contribute to the reproduction of early schooling practices. Furthermore, the study found that play fosters creativity, autonomy, socialization, and cultural production, in addition to cognitive development. It is therefore concluded that reaffirming play as a core principle of Early Childhood Education is crucial for consolidating coherent pedagogical practices that promote meaningful experiences.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincar
Prática docente
Infância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36723
Data do documento: 6-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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