Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36729| metadata.dc.type: | TCC |
| Título : | A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria da Educação municipal da cidade de São Paulo (1989 - 1991): desafios, prioridades e resistência |
| metadata.dc.creator: | Alves, Ana Paula Fernandes |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Alexandre Macedo |
| metadata.dc.description.resumo: | Paulo Freire não foi só um importante teórico da educação, foi também um gestor educacional que trabalhou para instituir a sua concepção teórico-ideológica de educação no campo da realidade. Esta pesquisa teve como objetivo compreender a gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991), investigando os desafios enfrentados, as políticas públicas educacionais implementadas e o legado deixado para a educação brasileira. O problema que norteou a pesquisa foi: quais os desafios enfrentados por Paulo Freire enquanto gestor da educação municipal da cidade de São Paulo? Para responder a essa inquietação, foi realizada uma pesquisa de caráter documental, fundamentada nas obras do próprio Freire e de autores que discutem políticas públicas, gestão democrática e história da educação brasileira, como Veiga (1995), Saul (2016), Paro (2017), hooks (2017) e Saviani (2021), além da análise de documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no período supracitado. Esta investigação encontra-se na importância de conhecer a história e a experiência de Freire, uma vez que ela permite refletir sobre a democratização da escola pública, a valorização dos educadores e a participação da comunidade escolar, entendendo que essas são questões urgentes que carecem ser estudadas. O método analítico utilizado ancorou-se na Análise do Discurso de Orlandi (2001), a fim de explorar como os discursos de Freire em cartas, relatórios e entrevistas expressaram sua concepção de gestão democrática e educação como prática de liberdade. Os resultados mostram que foram muitos os desafios enfrentados por Freire à frente da secretaria de educação na gestão da prefeita Luiza Erundina de Souza, com destaque para a precariedade estrutural da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. Conclui-se que a gestão de Paulo Freire foi marcada pelo esforço em articular teoria-prática, tendo como fundamento pedagógico o diálogo e a democracia educacional. A gestão de Paulo Freire também tem como princípio o compromisso ético com a formação crítica dos sujeitos, direcionada à emancipação humana. |
| Resumen : | Paulo Freire was not only an important theorist of education but also an educational administrator who sought to materialize his theoretical and ideological conception of education in practice. This study aimed to understand Paulo Freire’s administration as head of the Municipal Department of Education of São Paulo (1989–1991), by investigating the challenges he faced, the educational public policies implemented, and the legacy he left for Brazilian education. The research question guiding this investigation was: What were the challenges faced by Paulo Freire as the administrator of municipal education in the city of São Paulo? To address this question, a documentary study was conducted, grounded in Freire’s own works and in those of scholars who discuss public policy, democratic management, and the history of Brazilian education, such as Veiga (1995), Saul (2016), Paro (2017), hooks (2017), and Saviani (2021), in addition to the analysis of official documents from the Municipal Department of Education of São Paulo during the aforementioned period. The relevance of this investigation lies in understanding Freire’s history and experience, as they allow reflection on the democratization of public schools, the appreciation of educators, and the participation of the school community issues that remain urgent and deserving of study. The analytical method adopted was based on Orlandi’s (2001) Discourse Analysis, in order to explore how Freire’s discourses in letters, reports, and interviews expressed his conception of democratic management and education as a practice of freedom. The results reveal that Freire faced numerous challenges while leading the Department of Education under Mayor Luiza Erundina de Souza, particularly the structural precariousness of São Paulo’s municipal school system. It is concluded that Paulo Freire’s administration was characterized by a consistent effort to articulate theory and practice, grounded pedagogically in dialogue and educational democracy. Freire’s management was also guided by an ethical commitment to the critical formation of subjects, oriented toward human emancipation. |
| Palabras clave : | Paulo Freire Gestão educacional Educação pública Políticas educacionais |
| metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| metadata.dc.language: | por |
| metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Paraíba |
| metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
| metadata.dc.publisher.department: | Educação |
| metadata.dc.rights: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36729 |
| Fecha de publicación : | 8-oct-2025 |
| Aparece en las colecciones: | CE - TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| APFA04122025.pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons
Licencia Creative Commons
