Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3675
metadata.dc.type: TCC
Title: A contribuição das brincadeiras no processo de ensino aprendizagem na educação infantil: uma análise da percepção dos professores do município de Lucena-PB
metadata.dc.creator: Gonçalves, Poliane Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Danielle Menezes de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa apresenta a discussão sobre as contribuições do lúdico no processo de ensino aprendizagem, levando em consideração a percepção do educador, mediador desse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Tendo como campo empírico três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Lucena que abrangem a educação infantil. Foram aplicados questionário e entrevista, pressupondo analisar de que forma os brinquedos, jogos e brincadeiras são utilizados como recurso metodológico, possibilitando desenvolvimento integral das crianças e contribuindo em sua aprendizagem. Participaram da pesquisa 7 professoras, com idade entre 18 e 35 anos. A pesquisa demonstrou a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças, pois por meio da mediação do professor as brincadeiras podem proporcionar aprendizado, desenvolvimento e prazer.
Abstract: This research presents a discussion of the contributions of playfulness in the teaching learning process, taking into account the socio- interactionist reflections, where the educator is not the center of knowledge, but the mediator of this process and the student plays an active role in their learning . This is a qualitative research, exploratory and descriptive. As an empirical field three schools of municipal schools in the city of Lucena covering early childhood education. Questionnaire and interview was applied, assuming examine how the toys, games and activities are used as a methodological resource, allowing full development of children in their learning and contributing. 7 teachers participated in the study, aged between 18 and 35 years. The research demonstrated the importance of play for Integral Development Children. Through the mediation of the jokes educator can provide learning, development and enjoyment.
Keywords: Ludicidade
Ensino-Aprendizagem
Prática Pedagógica
Educação Infantil
Playfulness
Teaching and Learning
Teaching Practice
Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3675
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFG28032018.pdf422,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.