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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3677
Tipo: TCC
Título: Avaliação na educação infantil: uma proposta construtiva e mediadora
Autor(es): Barbosa, Deisy Mary Pereira
Primeiro Orientador: Assis, Cristiane Sousa de
Resumo: Sabe-se que o ato de avaliar faz parte de todo processo educacional, contudo, quando se trata da educação infantil essa ação deve ser realizada com o objetivo de acompanhamento e nunca com o de promoção para séries subseqüentes, como é o caso do ensino fundamental. Nesta perspectiva, este trabalho se propôs a analisar a avaliação na educação infantil segundo o que preconiza o Referencial Curricular para Educação infantil (RCNEI) e as Diretrizes curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). Conforme o Referencial Curricular para Educação Infantil e as Diretrizes Nacionais para educação Infantil, o papel do professor é de mediador na construção da aprendizagem de seu alunado e neste sentido, deverá compreender a avaliação como objeto de mediação de sua ação pedagógica. Autores como Luckesi (1997) e Hoffmann (2012) contribuíram com a pesquisa através de suas teorias, que dão ênfase ao modelo de avaliação construtiva e mediadora. Tanto as teorias como os documentos utilizados neste estudo, demarcam a observação e o registro como instrumentos avaliativos necessários para a efetivação do processo. Convêm ressaltar que tanto a observação permanente como os registros sistemáticos devem ser considerados importantes instrumentos que fornecem subsídios para o processo avaliativo na educação infantil. Em síntese, a partir das fontes estudadas, verificou- se que a avaliação na educação infantil deverá ser realizada de forma construtiva e mediadora, no sentido de favorecer o crescimento e o desenvolvimento da criança integralmente.
Abstract: It is known that the act of evaluating a part of the whole educational process, however, when it comes to early childhood education that action should be undertaken with the aim of monitoring and never with the promotion for subsequent series, such as elementary school. In this perspective, this study aimed to analyze the evaluation in early childhood education according to which recommends Curriculum Framework for Children's Education (RCNEI) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI). According to the Curriculum Framework for Early Childhood Education and National Guidelines for Children's education, the role of the teacher is a mediator in the construction of learning of their pupils and in this sense, should include the assessment of mediation as an object of his pedagogical action. Authors like Luckesi (1997) and Hoffmann (2012) contributed to the research through his theories, which emphasize the constructive and mediator evaluation model. Any theories as the documents used in this study, demarcate the observation and recording as evaluative tools necessary for the realization of the process. It is worth noting that both the continuous observation and systematic records should be considered important instruments which facilitate the evaluation process in early childhood education. In summary, from the sources studied, it was found that the assessment in early childhood education should be conducted in a constructive and mediating shape, in order to promote growth and development of the child fully.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educação infantil
Instrumentos avaliativos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3677
Data do documento: 25-Mar-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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