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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36807
Tipo: TCC
Título: Vozes da docência: A violência escolar na perspectiva dos professores
Autor(es): Silva, Clemilda Felipe da
Primeiro Orientador: Martins, Maurício Rebelo
Resumo: O presente estudo tem como tema a violência escolar a partir da perspectiva dos professores. O objetivo principal é identificar como os professores de escolas públicas do campo e da cidade da região do Brejo Paraibano percebem e atuam para lidar com as agressões e violências que enfrentam nas escolas que exercem a docência. Para alcançar esse objetivo utilizamos uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida em duas etapas: pesquisa bibliográfica, baseada em materiais já publicados como livros, documentos e artigos disponíveis na plataforma Scientific Electronic Library (SciELO) e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturada com professores do ensino fundamental de cinco municípios da região. Os achados revelam que os professores reconhecem a violência escolar em múltiplas dimensões, desde práticas de desrespeito cotidiano até agressões verbais, físicas e simbólicas. Os docentes sentem-se vulneráveis diante da ausência de apoio institucional, o que fragiliza sua prática pedagógica, gerando também adoecimento físico e emocional e desvalorização da profissão. Conclui-se que a violência contra o professor não se limita a episódios isolados, mas reflete problemas estruturais presentes tanto na escola quanto na sociedade, demandando políticas públicas eficazes, maior suporte institucional e estratégias coletivas de enfrentamento.
Abstract: This study examines school violence from the perspective of teachers. The main objective is to identify how teachers from rural and urban public schools in the Brejo Paraibano region perceive and respond to the aggression and violence they face in the schools where they teach. To achieve this objective, we used a qualitative, exploratory approach, developed in two stages: bibliographic research, based on previously published materials such as books, documents, and articles available on the Scientific Electronic Library (SciELO) platform; and field research, conducted through semi-structured interviews with elementary school teachers from five municipalities in the region. The findings reveal that teachers recognize school violence in multiple dimensions, from everyday disrespectful practices to verbal, physical, and symbolic aggression. Teachers feel vulnerable due to the lack of institutional support, which weakens their teaching practice, also generating physical and emotional illness and devaluation of the profession. It is concluded that violence against teachers is not limited to isolated episodes, but reflects structural problems present both in schools and in society, demanding effective public policies, greater institutional support and collective coping strategies.
Palavras-chave: Violência escolar
Agressões
Prática pedagógica
Estratégias de enfrentamento
School violence
Aggression
Pedagogical practice
Coping strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36807
Data do documento: 25-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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