Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36826
Tipo: TCC
Título: "Ler é voar sem tirar os pés do chão": o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(es): Marinho, Victória Lasônia Martins
Primeiro Orientador: Kunz, Marines Andrea
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a importância da leitura literária e do espaço da biblioteca escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando seu papel na formação de leitores críticos e autônomos. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa, em João Pessoa, e teve como base a análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP), com a observação do projeto Leitura Deleite e as experiências vivenciadas em estágios anteriores. O estudo fundamenta-se em referenciais teóricos que abordam a leitura, a literatura infantil e a mediação docente, assim como em documentos legais e políticas públicas de incentivo à leitura, como a Lei nº 12.244/2010 e o Manifesto da IFLA/UNESCO para bibliotecas escolares. Os resultados evidenciam que a biblioteca escolar, quando valorizada e integrada às práticas pedagógicas, constitui-se em espaço privilegiado de estímulo à imaginação, à criatividade e ao desenvolvimento cognitivo das crianças, fortalecendo a leitura como prática social e educativa.
Abstract: This undergraduate thesis addresses the importance of literary reading and the role of the school library in the early years of Elementary Education, emphasizing their contribution to the formation of critical and autonomous readers. The research was carried out at Escola Estadual de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa, in João Pessoa, and was based on the analysis of the Pedagogical Political Project (PPP), the observation of the Leitura Deleite project, and the experiences gained during previous internships. The study is grounded in theoretical references that discuss reading, children’s literature, and teaching mediation, as well as in legal documents and public policies that promote reading, such as Law No. 12.244/2010 and the IFLA/UNESCO School Library Manifesto. The methodology combines bibliographic research and documentary analysis, articulating theory and practice. The results show that the school library, when valued and integrated into pedagogical practices, becomes a privileged space for stimulating imagination, creativity, and cognitive development, thus reinforcing reading as a social and educational practice.
Palavras-chave: Leitura
Biblioteca escolar
Literatura infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36826
Data do documento: 6-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VLMM11122025.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons