Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36831
Tipo: TCC
Título: Neoliberalismo, estado e gestão da educação: um estudo sobre o discurso político-educacional
Autor(es): Paula, Juliane Sérgio de
Primeiro Orientador: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
Resumo: Este trabalho decorre do projeto PIBIC/CNPq (2023-2025), que investigou o enunciado da gestão educacional na ordem do discurso neoliberal. Como desdobramento dessa investigação, a presente pesquisa analisou como o discurso neoliberal reconfigura a relação entre Estado, direitos sociais e gestão da educação. Especificamente, objetivou-se analisar o correlato enunciativo Estado/Gestão da Educação no campo de domínio neoliberal. Especificamente, buscamos: identificar os enunciados postos na ordem do discurso neoliberal que regulam a relação entre Estado e gestão educacional; descrever posições de sujeitos que emergem dessa relação entre Estado e gestão educacional na ordem do discurso neoliberal; apontar que instituições são constituídas enunciativamente a partir dessa relação. A pesquisa utilizou a metodologia da Análise Arqueológica do Discurso, de Michel Foucault (2008), para escavar as fontes e sistematizar os achados em três categorias analítico-arqueológicas: regularidade enunciativa, posição de sujeito e instituições. As fontes primárias selecionadas para a pesquisa foram: Andrade (2019), Gentili (1996) e Calderon et. al. (2013). Os resultados da pesquisa apontam para enunciados que ordenam o discurso neoliberal que por sua vez regula a relação entre Estado e gestão educacional. A análise também verificou que esse discurso posiciona sujeitos que emergem dessa relação entre Estado e gestão educacional na ordem do discurso neoliberal. Finalmente identificou-se algumas instituições constituídas enunciativamente a partir dessa relação. A descrição desses enunciados e sua análise sugerem, portanto, que o discurso neoliberal reconfigura as posições do sujeito e inviabilizam um discurso que valorize a escola pública, a participação popular e a gestão democrática.
Abstract: This work stems from the PIBIC/CNPq project (2023–2025), which investigated the enunciation of educational management within the order of neoliberal discourse. As a development of that investigation, the present research analyzed how neoliberal discourse reconfigures the relationship between the State, social rights, and the management of education. Specifically, it aimed to analyze the enunciative correlate State/Education Management within the neoliberal domain. The specific objectives were: to identify the enunciations established in the order of neoliberal discourse that regulate the relationship between the State and educational management; to describe the subject positions that emerge from this relationship; and to indicate which institutions are enunciatively constituted from it. The research employed Michel Foucault’s (2008) Archaeological Analysis of Discourse as its methodological framework to excavate the sources and systematize the findings into three analytical-archaeological categories: enunciative regularity, subject position, and institutions. The primary sources selected for the study were Andrade (2019), Gentili (1996), and Calderon et al. (2013). The results indicate the existence of enunciations that structure neoliberal discourse, which, in turn, regulates the relationship between the State and educational management. The analysis also revealed that this discourse positions subjects who emerge from the interplay between the State and educational management within the neoliberal order. Finally, it identified certain institutions that are enunciatively constituted from this relationship. The description and analysis of these enunciations suggest, therefore, that neoliberal discourse reconfigures subject positions and hinders the emergence of a discourse that values public education, popular participation, and democratic management.
Palavras-chave: Neoliberalismo
Estado
Gestão da educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36831
Data do documento: 19-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSP11122025.pdf567,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons