Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3684
metadata.dc.type: TCC
Title: Leitura e educação infantil: um olhar para o anexo Borges Kids na cidade de Cabedelo - Paraíba
metadata.dc.creator: Sousa, Sandra Ribeiro Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Karla Lucena de
metadata.dc.description.resumo: A leitura na Educação Infantil é uma ferramenta pedagógica essencial na formação inicial das crianças para a motivação do desenvolvimento, que direciona um caminho de aquisição do conhecimento de mundo, as habilidades e competências. O presente trabalho objetivou averiguar como vem sendo desenvolvida a leitura na Educação Infantil, anexo Borges Kids, da Escola Municipal João Roberto Borges de Souza, cidade de Cabedelo. A pesquisa foi realizada com cinco professoras da educação infantil que ensinam no anexo Borges Kids. O estudo baseou-se numa pesquisa exploratória de campo, qualitativa, explanando a prática pedagógica da leitura na educação infantil. Amparados em autores como Ariés, Abramovich, Beitheleim, e nas Diretrizes Educacionais Brasileira da LDB, RCNEI, entre outros, revelando no discurso da leitura. Aqui se alcançou como conclusão que o empenho vem se dando de forma ainda tímida, mas com alguns pontos reflexivos para seu crescimento.
Abstract: The reading in Child Education is an essential pedagogical tool in the initial training of children to the motivation of the development, a path that guides the acquisition of world knowledge, skills and competencies. The present study main purpose was to find out how is being developed to read in Child Education, Annex Borges Kids, School Municipal João Roberto Borges de Souza, City Cabedelo. The research was performed with five teachers of childhood education teaching in Annex Borges. The study was based on an exploratory field research, qualitative, explaining the pedagogical practice of reading in child education. Backed by authors such as Ariès, Abramovich, Beitheleim, and the Brazilian Education Guidelines of the LDB RCNEI, among others, revealing in the discourse of reading. Here was reached as a conclusion that focusing has been going even timid, but with some reflective points for growth.
Keywords: Educação Infantil
Leitura
Aprendizado
Early Childhood Education
Reading
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3684
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SRFS26052014.pdf618,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.