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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36870| Tipo: | TCC |
| Título: | Ludicidade e inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação infantil: o que dizem os TCC's do curso de Pedagogia |
| Autor(es): | Santos, Wanderlice de Oliveira dos |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Nadia Jane de |
| Resumo: | O presente trabalho busca entender como a ludicidade e inclusão são vivenciadas pelas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, à luz do que mostram os Trabalhos de conclusão de Curso dos últimos anos, mais precisamente, de janeiro de 2020 a dezembro de 2024. Partindo da compreensão de que o lúdico, quando proposto a partir de uma intencionalidade pedagógica, pode favorecer ao desenvolvimento integral da criança, deste modo, a pesquisa buscou responder a seguinte questão: De que maneira o brincar, quando proposto a partir de uma intencionalidade pedagógica, é vivenciado por esses indivíduos e como isto pode contribuir para o seu desenvolvimento integral?. Diante disto, o estudo teve como objetivo central investigar como a ludicidade é vivenciada no contexto do cotidiano de crianças com Transtorno do Espectro Autista, pontualmente na Educação Infantil, tendo como base o que tem sido abordado em produções acadêmicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, desenvolvida a partir da seleção de TCCs disponíveis em repositórios acadêmicos. A coleta dos dados ocorreu a partir da análise crítica desses trabalhos, considerando os objetivos, metodologias e os resultados obtidos, isto permitiu compreender perspectivas diferentes e refletir criticamente sobre as contribuições apresentadas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a ludicidade, ao ser implementada no contexto escolar, especialmente na Educação Infantil, contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças com TEA, deste modo, a ludicidade favorece a comunicação, socialização e interação entre pares. Outro ponto de destaque diz respeito a importância do papel do professor como mediador, a fim de que a partir de uma intencionalidade pedagógica, sejam criadas estratégias inclusivas e que favoreçam a aprendizagem. Portanto, conclui-se que quando brincar é reconhecido como direito da criança na Educação Infantil, isto amplia sua experiência de aprendizagem, promove a valorização da diversidade e combate práticas excludentes e discriminatórias, elevando a importância da inclusão. Sendo assim, o trabalho contribui para a reflexão e debate acerca da importância da ludicidade como ferramenta pedagógica inclusiva, voltada a crianças com autismo. |
| Abstract: | The present study aims to understand how playfulness and inclusion are experienced by children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education, in light of what is shown by undergraduate theses from recent years, more precisely, from January 2020 to December 2024. Grounded in the understanding that play, when proposed with pedagogical intentionality, can foster the child’s comprehensive development, this research sought to answer the following question: How is play, when proposed with pedagogical intent, experienced by these children, and how can it contribute to their overall development? The main objective was to investigate how playfulness is experienced in the daily lives of children with ASD in early childhood education, drawing on what has been discussed in academic literature. Methodologically, this is a qualitative and bibliographic study, developed through the selection of undergraduate dissertations available in academic repositories. Data collection was conducted through the critical analysis of these works, considering their objectives, methodologies, and results, which enabled the identification of different perspectives and a critical reflection on their contributions. The findings revealed that playfulness, when implemented in the school context—especially in early childhood education—significantly contributes to the cognitive, social, and emotional development of children with ASD, fostering communication, socialization, and peer interaction. Another key point concerns the teacher’s role as a mediator, which is essential for ensuring that inclusive strategies are created with pedagogical intentionality to enhance learning. Therefore, it can be concluded that when play is recognized as a child’s right in early childhood education, it broadens learning experiences, promotes the appreciation of diversity, and combats exclusionary and discriminatory practices, reinforcing the importance of inclusion. Thus, this study contributes to the reflection and debate on the role of playfulness as an inclusive pedagogical tool for children with autism. |
| Palavras-chave: | Autismo Ludicidade Brincar Educação infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36870 |
| Data do documento: | 6-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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