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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36875
Tipo: TCC
Título: PPP na escola do campo e a conformidade legal: uma análise documental à luz da cartilha orientadora e das diretrizes oficiais
Autor(es): Souza, Ana Sara Medeiros
Primeiro Orientador: Lima, Francisca Alexandre de
Resumo: A Educação do Campo é um dos caminhos trilhados para o fortalecimento de uma educação contextualizada e socialmente referenciada. Nesta pesquisa, aborda-se a temática da conformidade legal do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em escolas do campo, analisandoo à luz de uma cartilha cujo objetivo geral analisar o PPP de uma escola localizada no campo à luz das diretrizes legais e da cartilha orientadora, identificando sua conformidade com os princípios da educação do campo e propondo, quando necessário, intervenções propositivas. Desse modo, este trabalho analisou em que medida o PPP de uma escola pública, localizada do campo, expressa os princípios da educação do campo, identificando pontos de alinhamento e necessidades de revisão para que o documento vá além do caráter burocrático sem o clássico alinhamento às escolas urbanas. O tipo de pesquisa foi qualitativa, sendo ainda classificada como análise documental. A estratégia metodológica utilizada foi a leitura e interpretação crítica do PPP da escola, comparando-o com os marcos legais e teóricos da Educação do Campo como Arroyo (2007), Hage (2011), além de Libâneo (2008), Gadotti (2000) e Santos; Santos (2024). No estudo, ficou claro que o objetivo de alinhar o PPP às especificidades da educação do campo, promovendo uma gestão democrática e participativa, é alcançado, destacando-se a importância de reestruturações para que o documento reflita a identidade, os saberes e as necessidades dos povos do campo.
Abstract: La Educación del Campo constituye uno de los caminos recorridos para el fortalecimiento de una educación contextualizada y socialmente referenciada. En esta investigación, se aborda la temática de la conformidad legal del Proyecto Político-Pedagógico (PPP) en escuelas rurales, analizándolo a la luz de una cartilla cuyo objetivo es ofrecer un material orientador para las escuelas ubicadas en territorios del campo, de las aguas y de los bosques, apoyándolas en la construcción y reestructuración del PPP, además de las directrices oficiales que tratan sobre los principios de la educación del campo. De este modo, este trabajo analizó en qué medida el PPP de una escuela pública, localizada en el campo, expresa los principios de la educación rural, identificando puntos de alineación y necesidades de revisión para que el documento trascienda el carácter meramente burocrático y se diferencie del clásico alineamiento con las escuelas urbanas. El tipo de investigación fue cualitativa, clasificada además como análisis documental. La estrategia metodológica utilizada fue la lectura e interpretación crítica del PPP de la escuela, comparándolo con los marcos legales y teóricos de la Educación del Campo como Arroyo (2007), Hage (2011), así como Libâneo (2008), Gadotti (2000) y Santos; Santos (2024). El estudio evidenció que el objetivo de alinear el PPP a las especificidades de la educación del campo, promoviendo una gestión democrática y participativa, se alcanza, destacándose la importancia de reestructuraciones para que el documento refleje la identidad, los saberes y las necesidades de los pueblos del campo.
Palavras-chave: Educação no campo
Escolas do campo - gestão
Projeto Político Pedagógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36875
Data do documento: 7-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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