Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36878
Tipo: TCC
Título: Metodologias ativas na educação de jovens e adultos em uma escola quilombola no município de João Pessoa – PB
Autor(es): Cazé Neto, José Gomes
Primeiro Orientador: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
Resumo: A pesquisa teve como objetivo principal identificar quais são as metodologias ativas desenvolvidas nas práticas pedagógicas dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos ciclos I e II, de uma escola quilombola. Com base na temática proposta, desenvolveram-se estudos fundamentados em documentos oficiais, instrumentos normativos, legislações educacionais e em autores que discutem e aprofundam as questões relacionadas à temática, tais como Paiva (1973), Moran, Masseto e Behrens (2013), Valente (2018), Freire (2002), dentre outros. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores efetivos da rede municipal de João Pessoa, Paraíba, com mais de três anos de experiência na EJA, atuando nos Ciclos I e II, em uma escola quilombola. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que os professores entrevistados apresentam uma visão importante para a prática pedagógica na EJA, sob a perspectiva das metodologias ativas. E, apesar disso, se constatou obstáculos no contexto da aplicação dessas metodologias na EJA, como: a falta de suporte da escola, a resistência dos educandos e a formação continuada em metodologia ativa. Concluímos que ainda se fazem necessárias políticas públicas com investimentos na educação para jovens e adultos, assim como também a importância de uma formação continuada para os docentes no contexto das metodologias ativas em escolas quilombolas.
Abstract: La investigación tuvo como objetivo principal identificar cuáles son las metodologías activas desarrolladas en las prácticas pedagógicas de los profesores de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), de los ciclos I y II, en una escuela quilombola. Con base en la temática propuesta, se desarrollaron estudios fundamentados en documentos oficiales, instrumentos normativos, legislaciones educativas y en autores que discuten y profundizan las cuestiones relacionadas con el tema, tales como Paiva (1973), Moran, Masseto y Behrens (2013), Valente (2018), Freire (2002), entre otros. Se trata de un estudio exploratorio, de carácter cualitativo. Los sujetos de la investigación fueron dos profesores efectivos de la red municipal de João Pessoa, Paraíba, con más de tres años de experiencia en la EJA, actuando en los Ciclos I y II, en una escuela quilombola. Para la recolección de datos, se utilizó como instrumento la entrevista semiestructurada. Los resultados indicaron que los profesores entrevistados presentan una visión importante para la práctica pedagógica en la EJA, bajo la perspectiva de las metodologías activas. Y, a pesar de ello, se constataron obstáculos en el contexto de la aplicación de esas metodologías en la EJA, como: la falta de apoyo de la escuela, la resistencia de los educandos y la formación continua en metodología activa. Concluimos que aún se hacen necesarias políticas públicas con inversiones en la educación de jóvenes y adultos, así como también la importancia de una formación continua para los docentes en el contexto de las metodologías activas en escuelas quilombolas.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Metodologias ativas
Educação quilombola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36878
Data do documento: 18-Set-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGCN16122025.pdf551,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons