Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36880
Tipo: TCC
Título: Educação jovens e adultos: os desafios da permanência na educação de jovens e adultos do quilombo de Mituaçu-Conde/PB
Autor(es): Santos, Glaucia Pereira dos
Primeiro Orientador: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
Resumo: Este trabalho descreve a Educação Jovens e Adultos e os desafios da permanência, e tem como objetivo identificar os motivos da evasão escolar entre jovens, adultos e idosos da comunidade quilombola de Mituaçu, para compreensão desse fenômeno que assombra a modalidade, historicamente. Essa questão se justifica no ex-educandos se evadiram-se do sistema educacional na EJA. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois se refere a uma investigação pela qual os sujeitos falam livremente sobre o tema, através de informações coletadas principalmente por meio de entrevista. Os resultados sugerem os diferentes problemas entre eles estão, a falta de oportunidade de estudo e de escola próximas pode contribuir para a evasão escolar, a falta de apoio familiar e de políticas públicas eficazes pode contribuir para a evasão escolar, o desinteresse pelo estudo e a falta de perspectiva de futuro podem ser fatores que contribuem para a evasão escolar. Concluímos este trabalho que a EJA é fundamental para o resgate da cidadania e para a promoção da inclusão social e a economia da comunidade quilombola, também pode contribuir para o desenvolvimento comunitário, promovendo a formação de lideranças e a capacitação de jovens e adultos para enfrentar os desafios da comunidade.
Abstract: This paper describes Youth and Adult Education and the challenges of retention, and aims to identify the reasons for school dropout among young people, adults, and the elderly in the quilombola community of Mituaçu, in order to understand this phenomenon that has historically haunted this type of education. This issue is justified by the fact that former students dropped out of the educational system in YAE. The research is qualitative in nature, o it refers to an investigation in which the subjects speak freely about the topic, through information collected mainly through interviews. The results suggest that the different problems among them include the lack of educational opportunities and nearby schools, which can contribute to school dropout; the lack of family support and effective public policies, which can contribute to school dropout; and a lack of interest in studying and a lack of future prospects, which can be factors that contribute to school dropout. We conclude that EJA is fundamental for restoring citizenship and promoting social inclusion and the economy of the quilombola community. It can also contribute to community development by promoting leadership training and empowering young people and adults to face the challenges of the community.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Comunidade quilombola - Mituaçu
Evasão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36880
Data do documento: 14-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPS16122025.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons