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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36886| Tipo: | TCC |
| Título: | Entre a mobilidade e o direito à educação: estudo sobre à criação da escola indígena Warao urbana e os desafios da construção de um currículo intercultural em João Pessoa/PB. |
| Autor(es): | Santos, Igor Freire dos |
| Primeiro Orientador: | Afonso, Maria Aparecida Valentim |
| Segundo Orientador: | Restrepo, Andrés Felipe Bernal |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a construção de experiências educativas interculturais com o povo indígena Warao em contexto urbano, tomando como estudo de caso a cidade de João Pessoa (PB). A pesquisa é qualitativa, de caráter etnográfico, cartográfico e fundamentada na escrevivência, reconhecendo o envolvimento do pesquisador como educador social no Centro Estadual de Referência de Migrantes e Refugiados (CERMIR) como parte constitutiva da produção de conhecimento. O trabalho parte do entendimento de que a presença indígena nas cidades é historicamente marcada pela invisibilidade, preconceito e exclusão institucional, exigindo abordagens educativas que rompam com lógicas coloniais e promovam reconhecimento, redistribuição e participação ativa dos povos originários no espaço escolar. A análise articula a perspectiva da interculturalidade crítica e da justiça curricular como caminhos para a construção de uma escola que reconheça saberes indígenas como legítimos, proponha práticas pedagógicas antirracistas e valorize a pluralidade epistêmica. A partir do diálogo com experiências em outros estados (como Piauí e Pará), sistematiza-se o processo de formação docente, construção curricular e participação comunitária como dimensões essenciais para efetivar políticas públicas de educação indígena urbana. Ao final, o trabalho reafirma que a escola pode se tornar um território de resistência, desde que acolha a presença indígena não como exceção, mas como parte legítima e constitutiva da educação brasileira. |
| Abstract: | This undergraduate thesis aims to analyze the construction of intercultural educational experiences with the Warao Indigenous people in an urban context, using the city of João Pessoa (PB) as a case study. This is a qualitative research, with ethnographic and cartographic approaches, grounded in escrevivência (life-writing), recognizing the researcher’s role as a social educator at CERMIR as a constitutive part of knowledge production. The study is based on the understanding that Indigenous presence in urban areas is historically marked by invisibility, prejudice, and institutional exclusion, which demands educational approaches that break with colonial logics and promote recognition, redistribution, and active participation of Indigenous peoples in school settings. The analysis articulates the perspectives of critical interculturality and curricular justice as paths to building schools that recognize Indigenous knowledge as legitimate, propose anti-racist pedagogical practices, and value epistemic plurality. Through dialogue with experiences from other Brazilian states (such as Piauí and Pará), the study systematizes the processes of teacher education, curriculum construction, and community participation as essential dimensions for implementing public policies in urban Indigenous education. Ultimately, the study reaffirms that schools can become territories of resistance, as long as they welcome Indigenous presence not as an exception, but as a legitimate and constitutive part of Brazilian education. |
| Palavras-chave: | Educação do campo Educação indígena urbana Mobilidade Warao Interculturalidade crítica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36886 |
| Data do documento: | 14-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
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