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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36893
Tipo: TCC
Título: A Formação docente de um licenciando em pedagogia para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental contribuições do projeto de extensão ciência viva do CCHSA/UFPB
Autor(es): Oliveira, Lucas Marques de
Primeiro Orientador: Bandeira, Catarina de Medeiros
Resumo: O presente trabalho teve como questão norteadora analisar como um licenciando em Pedagogia, participante do Projeto de Extensão Ciência Viva do CCHSA/UFPB, percebe as contribuições dessa experiência para a sua formação docente em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O interesse e a motivação para a escolha desse tema de pesquisa surgiu a partir das vivências e dos conhecimentos obtidos no referido projeto, o que possibilitou conhecer de perto os desafios do ensino de Ciências em escolas da região do Brejo Paraibano e contribuir com a sua melhoria a partir de ações voltadas ao aprendizado significativo dos estudantes. Assim, o objetivo geral deste estudo foi apresentar as contribuições do Projeto de Extensão Ciência Viva do CCHSA/UFPB para a formação de um licenciando em Pedagogia com vistas a melhoria do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a construção, fundamentação e enriquecimento teórico desta pesquisa contou-se com autores como Daher e Machado; Delizoicov e Slongo; Ovigli e Bertucci; Sasseron; Viecheneski, Lorenzetti e Carletto e outros interlocutores importantes para compreensão e análise dos dados. A investigação é de abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras de uma das escolas atendidas pelo projeto, observação e análise das ações desenvolvidas pelo mesmo, entre os anos de 2023 e 2024, na instituição. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o projeto contribuiu de forma positiva para a formação acadêmica, pois permitiu uma relação direta com o ambiente escolar, além do desenvolvimento da habilidade de planejar e de criar recursos didáticos, bem como o incentivo à produção acadêmica e o contato com ferramentas digitais, o que, certamente impactará nas práticas profissionais. Os depoimentos das professoras entrevistadas evidenciou impactos positivos nos processos de ensino e aprendizagem que indicam a relevância do projeto de extensão Ciência Viva na melhoria do ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: The guiding question of this study was to analyze how a student majoring in Education, participating in the Ciência Viva Extension Project at CCHSA/UFPB, perceives the contributions of this experience to his teacher training in relation to science teaching in the early years of elementary school. The interest and motivation for choosing this research topic arose from the experiences and knowledge gained in the aforementioned project, which provided an opportunity to learn firsthand about the challenges of teaching science in schools in the Brejo Paraibano region and contribute to its improvement through actions aimed at meaningful student learning. Thus, the general objective of this study was to present the contributions of the CCHSA/UFPB Ciência Viva Extension Project to the training of a student majoring in Education with a view to improving science teaching in the early years of elementary school. The construction, rationale, and theoretical enrichment of this research relied on authors such as Daher and Machado; Delizoicov and Slongo; Ovigli and Bertucci; Sasseron; Viecheneski, Lorenzetti, and Carletto, as well as other important contributors to the understanding and analysis of the data. The research is qualitative in approach and, for data collection, we conducted semi-structured interviews with two teachers from one of the schools served by the project, observation and analysis of the actions developed by the project between 2023 and 2024 at the institution. The results of the research showed that the project contributed positively to academic training, as it allowed a direct relationship with the school environment, in addition to developing the ability to plan and create teaching resources, as well as encouraging academic production and contact with digital tools, which will certainly have an impact on professional practices. The testimonials of the teachers interviewed showed positive impacts on the teaching and learning processes, indicating the relevance of the Ciência Viva extension project in improving science teaching in the early years of elementary school.
Palavras-chave: Ciência
Formação acadêmica
Pedagogia
Science
Academic training
Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36893
Data do documento: 8-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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