Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36919| Tipo: | TCC |
| Título: | O ensino da matemática e os desafios da comunidade escolar campesina no processo de escolarização de crianças autistas |
| Autor(es): | Vasconcelos, Mikaelly Oliveira Martins de |
| Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
| Resumo: | Este trabalho apresenta uma discussão sobre o Ensino da Matemática na Educação do Campo voltado à criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o estudo teve como objetivo discutir atividades didáticas que podem ser aplicadas com estudantes autistas, em escola do campo, considerando o processo de escolarização para aquisição de conceitos de Matemática envolvendo o Sistema Numérico Decimal e a operação aditiva. Fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud (1996), Teoria dos Campos Conceituais no ensino de matemática, Eugênio Cunha (2015) com as práticas pedagógicas inclusivas e abordagens voltadas para o aluno com TEA, pautadas na Base Comum Curricular (BNCC), entre outros. Para problematizar e compreender a realidade educacional no ensino da matemática do educando autista e escola do campo levantou-se a seguinte questão: Como discutir matemática nos anos iniciais com crianças autistas? Como discutir os conceitos aditivos com crianças com TEA em escolas do campo? O trabalho adota uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória, com coleta de dados por meio de observações, questionários, entrevistas e registros de atividades. Os resultados mostraram que os alunos avançaram na compreensão do Sistema de Numeração Decimal e das operações aditivas, aprendendo por meio da manipulação do material dourado e de atividades lúdicas adaptadas, que favoreceram a motivação, a autonomia e a transição do concreto para o abstrato. As entrevistas mostram que ainda existe uma lacuna no desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e a falta de apoio pedagógico da gestão para ajudar a desenvolver atividades adapitadas. Conclui-se que, ao reconhecer as particularidades do TEA e valorizar a educação do campo, há uma contribuição da pesquisa para a construção de uma escola do campo mais inclusiva, acessível e significativa para todos. |
| Abstract: | This study presents a discussion on the teaching of Mathematics in Rural Education focused on children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The main objective was to discuss didactic activities that can be applied to autistic students in rural schools, considering the schooling process for acquiring mathematical concepts involving the Decimal Number System and the additive operation. The research is based on Gérard Vergnaud’s (1996) Theory of Conceptual Fields, Eugênio Cunha’s (2015) reflections on inclusive pedagogical practices and approaches aimed at students with ASD, and the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), among others. To problematize and understand the educational reality of teaching Mathematics to autistic students in rural schools, the following questions were raised: How can Mathematics be discussed in the early years with autistic children? How can additive concepts be addressed with children with ASD in rural schools? The study adopts a qualitative and exploratory methodological approach, with data collected through observations, questionnaires, interviews, and activity records. The results showed that the students progressed in understanding the Decimal Number System and additive operations by manipulating golden material and engaging in adapted playful activities, which fostered motivation, autonomy, and the transition from concrete to abstract thinking. The interviews revealed that there is still a gap in students’ learning development and a lack of pedagogical support from school management to assist in the creation of adapted activities. It is concluded that by recognizing the particularities of ASD and valuing Rural Education, this research contributes to building a more inclusive, accessible, and meaningful rural school for all. |
| Palavras-chave: | Educação do campo Transtorno do Espectro Autista Ensino - matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36919 |
| Data do documento: | 8-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MOMV18122025.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
