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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36920
Tipo: TCC
Título: Construção da autonomia das mulheres do campo: o caso do projeto “transformando realidades”
Autor(es): Nascimento, Maria da Penha da Silva
Primeiro Orientador: Sousa, Breno Henrique de
Resumo: A Educação do Campo é um dos caminhos trilhados para o fortalecimento da autonomia do jovem do campo. A partir disso foi abordado nesta pesquisa a temática de jovens mulheres e a sua permanência no âmbito rural e na agricultura familiar, combinando assim a problemática da construção da autonomia feminina. Desse modo, este trabalho analisou a contribuição do projeto Transformando Realidades: Juventude do Agreste e Curimataú Paraibano Cuidando da Biodiversidade, na cidade de Alagoa Nova- PB desenvolvido pela Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas da Paraíba (ACAJAMAN-PB) no desenvolvimento da autonomia feminina no campo, com o intuito de possibilitar a permanência dessas alunas em suas comunidades locais para desenvolver as habilidades que foram adquiridas. O tipo de pesquisa foi Exploratória/Descritiva, sendo ainda classificada como Estudo de Caso. A estratégia metodológica utilizada foi a coleta de dados em campo delineado na forma de levantamento simples, sendo desenvolvida uma análise de dados e estudos realizados em torno do projeto. A partir dos resultados, ficou claro que o objetivo de dar visibilidade e destacar as experiências de jovens mulheres na agricultura, contribuindo para sua autonomia, colaborando na formação de novos agricultores, é alcançado. Com isso, destacamos a importância da mulher no campo, a construção da sua autonomia, sua devida qualificação, como também a fomentação da sucessão na agricultura familiar gerida por mulheres.
Abstract: La Educación Rural es uno de los caminos tomados para fortalecer la autonomía de los jóvenes rurales. A partir de aquí, se abordó en esta investigación el tema de las mujeres jóvenes y su permanencia en el medio rural y la agricultura familiar, combinando así la cuestión de la construcción de la autonomía femenina. Así, este trabajo analizó la contribución del proyecto Transformando Realidades: Juventude do Agreste y Curimataú Paraibano Cuidando la Biodiversidad, en la ciudad de Alagoa Nova-PB, desarrollado por la Asociación Cultural y Agrícola de Jóvenes Ambientalistas de Paraíba (ACAJAMAN-PB) en el desarrollo de la autonomía femenina en el campo, con el objetivo de permitir que estas estudiantes permanezcan en sus comunidades locales para desarrollar las habilidades adquiridas. El tipo de investigación fue Exploratoria/Descriptiva, y también se clasifica como Estudio de Caso. La estrategia metodológica utilizada fue la recolección de datos en campo planteada en forma de encuesta simple, realizándose análisis de datos y estudios en torno al proyecto que se desarrolla. De los resultados quedó claro que se ha logrado el objetivo de dar visibilidad y resaltar las experiencias de las mujeres jóvenes en la agricultura, contribuyendo a su autonomía, colaborando en la formación de nuevos agricultores. Con esto, destacamos la importancia de la mujer en el campo, la construcción de su autonomía, su adecuada calificación, así como la promoción de la sucesión en la agricultura familiar gestionada por mujeres.
Palavras-chave: Educação do Campo
Autonomia feminina
Juventude no campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36920
Data do documento: 4-Nov-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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