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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36945
Tipo: TCC
Título: Interfaces entre formação docente e prática educativa na educação de jovens e adultos de municípios do brejo paraibano
Autor(es): Nicácio, Maria Fernanda Evaristo
Primeiro Orientador: Lucena, Helen Halinne Rodrigues
Resumo: Esse estudo a teve como proposta discutir as relações entre formação docente e prática educativa na modalidade da Educação de Jovens e Adultos nos municípios pesquisados do Brejo Paraibano. Partimos da premissa de que a formação inicial e continuada de educadores da EJA assume papel relevante no campo da prática educativa, pois permite a contextualização dos conteúdos, o desenvolvimento de metodologias de ensino baseadas nas realidades, necessidades e interesses de seus estudantes, e, por consequência, a busca por horizontes de liberdade e emancipação para esses sujeitos. Nesse sentido, o estudo teve por objetivo refletir e analisar as interfaces/relações entre formação (inicial e continuada) e a prática educativa implementada por educadores da EJA do brejo paraibano, observando seus desafios e suas possibilidades. Para discutir o tema, recorreu-se a estudos bibliográficos baseados em autores como Antônio Nóvoa, Di Pierro, Miguel Arroyo, Paulo Freire, Sérgio Haddad entre outros autores que refletem a temática estudada. O tipo de investigação adotada foi de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, realizada com cinco profissionais da educação de municípios diferentes, que atuam na Educação de Jovens e Adultos do brejo paraibano. Os resultados indicaram que é inexistente ou precária a formação inicial e continuada oferecida na região. Nos depoimentos dos participantes ficou claro que quando ela é ofertada, não atende as expectativas e demandas da modalidade em questão, por serem generalistas e descontextualizadas das necessidades de seus estudantes. Também ficou evidente que há o interesse dos educadores da EJA, já atuantes na área, de participarem dessas formações específicas para a modalidade, por acreditarem na necessidade de adequarem suas práticas pedagógicas à realidade dos seus educandos, com o propósito de contribuírem com a diminuição dos índices de evasão e propiciarem, para eles, uma educação libertadora, humana e emancipadora. A conclusão a que chegamos é a de que é fundamental e urgente a ampliação de políticas públicas de formação docente para EJA, que contemplem as especificidades desta modalidade, se se quer impactar a prática educativa nesta modalidade e, por sua vez, garantir por meio dela, aos sujeitos da EJA, para além do direito à educação, outros direitos, como o da dignidade humana, entre outros direitos humanos básicos.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Formação docente
Prática Educativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36945
Data do documento: 8-Out-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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