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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36945| Tipo: | TCC |
| Título: | Interfaces entre formação docente e prática educativa na educação de jovens e adultos de municípios do brejo paraibano |
| Autor(es): | Nicácio, Maria Fernanda Evaristo |
| Primeiro Orientador: | Lucena, Helen Halinne Rodrigues |
| Resumo: | Esse estudo a teve como proposta discutir as relações entre formação docente e prática educativa na modalidade da Educação de Jovens e Adultos nos municípios pesquisados do Brejo Paraibano. Partimos da premissa de que a formação inicial e continuada de educadores da EJA assume papel relevante no campo da prática educativa, pois permite a contextualização dos conteúdos, o desenvolvimento de metodologias de ensino baseadas nas realidades, necessidades e interesses de seus estudantes, e, por consequência, a busca por horizontes de liberdade e emancipação para esses sujeitos. Nesse sentido, o estudo teve por objetivo refletir e analisar as interfaces/relações entre formação (inicial e continuada) e a prática educativa implementada por educadores da EJA do brejo paraibano, observando seus desafios e suas possibilidades. Para discutir o tema, recorreu-se a estudos bibliográficos baseados em autores como Antônio Nóvoa, Di Pierro, Miguel Arroyo, Paulo Freire, Sérgio Haddad entre outros autores que refletem a temática estudada. O tipo de investigação adotada foi de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista semiestruturada como principal instrumento de coleta de dados, realizada com cinco profissionais da educação de municípios diferentes, que atuam na Educação de Jovens e Adultos do brejo paraibano. Os resultados indicaram que é inexistente ou precária a formação inicial e continuada oferecida na região. Nos depoimentos dos participantes ficou claro que quando ela é ofertada, não atende as expectativas e demandas da modalidade em questão, por serem generalistas e descontextualizadas das necessidades de seus estudantes. Também ficou evidente que há o interesse dos educadores da EJA, já atuantes na área, de participarem dessas formações específicas para a modalidade, por acreditarem na necessidade de adequarem suas práticas pedagógicas à realidade dos seus educandos, com o propósito de contribuírem com a diminuição dos índices de evasão e propiciarem, para eles, uma educação libertadora, humana e emancipadora. A conclusão a que chegamos é a de que é fundamental e urgente a ampliação de políticas públicas de formação docente para EJA, que contemplem as especificidades desta modalidade, se se quer impactar a prática educativa nesta modalidade e, por sua vez, garantir por meio dela, aos sujeitos da EJA, para além do direito à educação, outros direitos, como o da dignidade humana, entre outros direitos humanos básicos. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Formação docente Prática Educativa |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36945 |
| Data do documento: | 8-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
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