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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37026| Tipo: | TCC |
| Título: | Desvendando o curriculo social: uma análise sobre a aplicação dos temas sociais na grade curricular do curso de Gestão Pública da UFPB |
| Autor(es): | Silva, Vitoria Regina Rodrigues da |
| Primeiro Orientador: | Alves, Joyce Amâncio de Aquino |
| Resumo: | Do ponto de vista teórico e prático, o tema desta pesquisa é importante para a gestão pública. Todavia, em particular, o tópico a ser investigado neste artigo carece de maior aprofundamento. Afinal, é preciso avançar sobre o entendimento de questões como o papel da educação superior na promoção da criticidade e na construção de gestores públicos mais autônomos e pensantes. A metodologia adotada é mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas, por meio de questionários aplicados a discentes. Por meio da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da UFPB no curso de Bacharelado em Gestão Pública e da aplicação de questionários aos discentes, foi possível identificar a ausência na grade curricular obrigatória de temáticas sociais menos exploradas, como gênero e relações étnico-raciais. As implicações deste estudo apontam para a necessidade de atualização de PPC do curso, bem como um método de avaliação mais consistente em relação a aplicabilidade e a formação dos discentes em Temas Sociais. |
| Abstract: | Du point de vue théorique et pratique, le thème de cette recherche est important pour la gestion publique. Cependant, le sujet spécifique à investiguer dans cet article nécessite un examen plus approfondi. Après tout, il est nécessaire d'aller plus loin dans la compréhension de questions telles que le rôle de l'enseignement supérieur dans la promotion de l'esprit critique et dans la formation de gestionnaires publics plus autonomes et réfléchis. La méthodologie adoptée est mixte, combinant des approches quantitatives et qualitatives, au moyen de questionnaires appliqués aux étudiants. Grâce à l'analyse documentaire du projet pédagogique du cours (PPC) de l'UFPB en licence de gestion publique et à l'application de questionnaires aux étudiants, il a été possible d'identifier l'absence dans le programme obligatoire de sujets sociaux moins explorés, tels que le genre et les relations ethno-raciales. Les implications de cette étude soulignent la nécessité de mettre à jour le PPC du cours, ainsi que de développer une méthode d'évaluation plus cohérente concernant l'applicabilité et la formation des étudiants sur les thèmes sociaux. |
| Palavras-chave: | Temas sociais Formação acadêmica Sociedade Gestão pública |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Gestão Pública |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37026 |
| Data do documento: | 23-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública |
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