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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37026
Tipo: TCC
Título: Desvendando o curriculo social: uma análise sobre a aplicação dos temas sociais na grade curricular do curso de Gestão Pública da UFPB
Autor(es): Silva, Vitoria Regina Rodrigues da
Primeiro Orientador: Alves, Joyce Amâncio de Aquino
Resumo: Do ponto de vista teórico e prático, o tema desta pesquisa é importante para a gestão pública. Todavia, em particular, o tópico a ser investigado neste artigo carece de maior aprofundamento. Afinal, é preciso avançar sobre o entendimento de questões como o papel da educação superior na promoção da criticidade e na construção de gestores públicos mais autônomos e pensantes. A metodologia adotada é mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas, por meio de questionários aplicados a discentes. Por meio da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da UFPB no curso de Bacharelado em Gestão Pública e da aplicação de questionários aos discentes, foi possível identificar a ausência na grade curricular obrigatória de temáticas sociais menos exploradas, como gênero e relações étnico-raciais. As implicações deste estudo apontam para a necessidade de atualização de PPC do curso, bem como um método de avaliação mais consistente em relação a aplicabilidade e a formação dos discentes em Temas Sociais.
Abstract: Du point de vue théorique et pratique, le thème de cette recherche est important pour la gestion publique. Cependant, le sujet spécifique à investiguer dans cet article nécessite un examen plus approfondi. Après tout, il est nécessaire d'aller plus loin dans la compréhension de questions telles que le rôle de l'enseignement supérieur dans la promotion de l'esprit critique et dans la formation de gestionnaires publics plus autonomes et réfléchis. La méthodologie adoptée est mixte, combinant des approches quantitatives et qualitatives, au moyen de questionnaires appliqués aux étudiants. Grâce à l'analyse documentaire du projet pédagogique du cours (PPC) de l'UFPB en licence de gestion publique et à l'application de questionnaires aux étudiants, il a été possible d'identifier l'absence dans le programme obligatoire de sujets sociaux moins explorés, tels que le genre et les relations ethno-raciales. Les implications de cette étude soulignent la nécessité de mettre à jour le PPC du cours, ainsi que de développer une méthode d'évaluation plus cohérente concernant l'applicabilité et la formation des étudiants sur les thèmes sociaux.
Palavras-chave: Temas sociais
Formação acadêmica
Sociedade
Gestão pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37026
Data do documento: 23-Set-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

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